Política

PROJETO DETERMINA RECARGA ONLINE DO SALVADOR CARD

Vide
| 18/05/2011 às 19:37
Vereador Joceval Rodrigues
Foto: Valdemiro Lopes
 

A cidade de Salvador conta com apenas três postos para recarga dos cartões de estudante do Salvador Card, número insuficiente para atender de forma adequada os seus usuários. A constatação foi feita pelo vereador Joceval Rodrigues (PPS) que apresentou, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 111/11 que estabelece a possibilidade de recarga online do cartão por meio do site do órgão.

O vereador ressalta que o sistema do Salvador Card trouxe benefícios no que diz respeito à segurança dos usuários de transporte coletivo, mas chama a atenção para a dificuldade em recarregar os cartões, o que só pode ser feito em três locais: nos postos do Comércio, Iguatemi e Lapa. Com isso, perde-se tempo e dinheiro no deslocamento até o posto.

Joceval reconhece que a construção de novos postos de recarga é desejada por todos os usuários, mas afirma que a recarga online é uma solução para o problema. "O modelo de sistema sugerido é econômico, pois não haveria a necessidade de contratação de pessoal para alocar nos novos postos e traz o Salvador Card para uma realidade mais atual e mais eficaz", salienta.

O projeto de lei dispõe sobre os procedimentos para a recarga do cartão de estudante. O usuário deve acessar o link "Recarga Online", no site do Salvador Card, digitar o código do cartão e o valor da recarga. Assim, será gerado um DAJ que poderá ser pago em qualquer casa lotérica. Quem preferir poderá pagar através de cartão de crédito, sem a opção de parcelamento.

De acordo com o projeto, os créditos serão validados em até 60 minutos após o pagamento, através de retorno à página eletrônica do Salvador Card no link "Validação de crédito", quando deverá ser informado o código do boleto. Caso o estudante não digite o código, a validação dos créditos ocorrerá em até 48 horas. "Hoje, as empresas se utilizam de sistema similar a este com o vale transporte eletrônico, diferenciando-se na forma de pagamento que é através de débito em conta da mesma", acrescenta Joceval.

O vereador reforça que o usuário continuará obrigado a comparecer ao posto do Salvador Card para revalidação anual do cartão, na mesma modalidade atual.