A primeira reunião da "Frente - Recomposição do Teto Financeiro do SUS Já" será realizada nesta quinta-feira (19/05), às 15h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Salvador. Representantes da sociedade civil organizada, associações de hospitais, Secretária Municipal de Saúde, sindicatos ligados à saúde e conselhos de usuários do Serviço Único de Saúde (SUS) vão participar do encontro.
O objetivo do movimento, de acordo com o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), é amadurecer propostas que serão apresentadas ao Governo Federal para que sejam revistos os critérios de repasse de verbas do SUS para os municípios.
"Pretendemos adotar um planejamento estratégico e discutir os critérios de repasse da verba federal para Salvador e outras cidades da Bahia. A partir daí, indicaremos as nossas proposições. A sociedade vai se transformando e desenvolvendo, com o tempo e os critérios também devem ser revistos. Salvador é a terceira maior cidade do Brasil, em população. Existe uma diferença muito acentuada entre o repasse que é feito para São Paulo e a capital baiana, por exemplo. Este é um grito da saúde pública", afirmou.