Política

JAMBEIRO DIZ QUE ELEVADO DA BONOCÔ É “URBANISTICAMENTE HORROROSO”

Veja
| 11/05/2011 às 17:56
Vereador Jorge Jambeiro
Foto: Valdemiro Lopes
Por Marivaldo Filho 

O vereador Jorge Jambeiro (PSDB), em pronunciamento feito no plenário da Câmara Municipal de Salvador na tarde desta quarta-feira (11), esclareceu algumas informações da matéria "Secretário diz ser contrário ao metrô", veiculada na edição de hoje, em A Tarde. De acordo com o texto, o tucano teria afirmado que seria prudente "destruir o metrô e fazer o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)".

"O que eu falei foi que, para mim, aquele Elevado da Avenida Bonocô poderia ser destruído porque é urbanisticamente horroroso. Sou a favor sim da destruição completa daquele monstrengo. Sempre fui um dos maiores defensores do metrô de Salvador. Desde 2005, fiz viagens à Brasília defendendo o modal junto aos ministros e deputados, assim como entreguei pessoalmente uma carta ao então presidente Lula em defesa deste transporte", afirmou Jorge Jambeiro.

Os 12 anos de obras e os altos custos aos cofres públicos para os insuficientes 6 km de trajeto, também foram questionados pelo vereador. "Sugeri em reunião com o secretário da Setin, José Mattos, que seja estudada a viabilidade de ser aproveitada a atual estrutura do metrô e somado aos outros 6 km que faltam (trecho do Acesso Norte à Pirajá) para que seja feita a implantação do VLT, por ser mais barato e rápido de ser construído", declarou.

Segundo Jambeiro, com esta economia, visto que 1 km de metrô custa em média R$ 200 milhões e a mesma distância com o VLT fica por volta de R$ 40 milhões, "pode-se pensar o VLT até o bairro de Cajazeiras, favorecendo um dos bairros mais populosos de Salvador e que não seria complementado pelo metrô".