Política

TCM/UPB PROMOVEM PRÓXIMO SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO EM CAMAÇARI, DIA 20

vide
| 10/05/2011 às 09:46
O I Seminário UPB/TCM aconteceu em Porto Seguro
Foto: ASCOM

Diante do sucesso que foi o 1º Encontro Regional de Capacitação de Gestores Municipais, em Porto Seguro, atendendo a 21 municípios, os presidentes do TCM, Paulo Maracajá Pereira, e da UPB, Luis Caetano, estão convictos de que o novo evento, a realizar-se em Camaçari, manterá o nível de eficiência e comparecimento de prefeitos, vereadores e técnicos da administração pública municipal.

O 2º Encontro Regional está programado para o dia 20 deste mês de maio, uma sexta-feira, reunindo os 14 municípios da Área Metropolitana, filiados à 1ª Inspetoria Regional de Controle Externo, cuja sede fica em Salvador, e que conta ainda com Camaçari, município anfitrião, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragojipe, Mata de São João, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho e Vera Cruz.


O presidente do TCM, Paulo Maracajá Pereira, após o evento de Porto Seguro, voltou a explicar que a maioria dos problemas referentes à apresentação das contas municipais está atrelada a pequenas falhas técnicas. Por esse motivo, cerca de 70% dos municípios tiveram dificuldades na aprovação de suas contas referentes ao exercício de 2009, no último ano.


"Agora, diante do interesse nos dois Encontros já realizados, o de Salvador, que abriu esta parceria, nos dias 18 e 19 de abril e este de Porto Seguro, que foi o primeiro de 12 eventos regionais, nestes dias 05 e 06 de maio, estou certo de que estamos encontrando o caminho para solucionar as dificuldades existentes", disse o gestor do TCM.

Para o presidente da UPB, prefeito de Camaçari Luis Caetano, que ainda nesta semana vai divulgar o local do 2º Encontro Regional, "a idéia de se realizar esses encontros é abordar o cotidiano das gestões, levando em consideração processos licitatórios, prazos para apresentação de contas e vários outros aspectos técnicos desconhecidos pelos gestores municipais".

Os presidentes do TCM, Paulo Maracajá Pereira, e da UPB, Luis Caetano, asseguram que, diante da marcante presença de prefeitos, vereadores e técnicos, "alguns gestores que ignoravam as normas exigidas para apresentação de contas públicas, com esses eventos vão se qualificar e melhorar os trabalhos de planejamento".

Depois de Camaçari serão realizados os Encontros Regionais de Santa Maria da Vitória (10/06), Irecê (08/07), Juazeiro (22/07), Itabuna (05/08), Vitória da Conquista (19/08), Jacobina (02/09), Rui Barbosa (16/09), Alagoinhas (30/09), Jequié (14/10) e Serrinha (28/10).