Os resultados positivos da Micareta de Feira de Santana foram levados pela deputada estadual Graça Pimenta (PR) a tribuna da Assembleia Legislativa (AL), na tarde desta segunda-feira (2). A Micareta feirense, a primeira e maior do Brasil, completou 74 anos de existência nesta edição de 2011, sendo realizada oficialmente de 28 de abril a 1º de maio.
"A Micareta terminou com um saldo extraordinariamente positivo em termos de sucesso, alegria, participação popular e, sobretudo, de paz, harmonia e tranquilidade em todo o espaço da grande festa, e mesmo em todo o município de Feira de Santana", declarou a deputada Graça Pimenta.
Conforme dados relativos à Segurança Pública, divulgados na manhã desta segunda-feira (2), e apresentado na AL pela parlamentar, o número de ocorrências policiais reduziu de 395, em 2010, para 203, em 2011, o que significa redução de 48,6%. Houve também redução de 57,1% no índice de lesões corporais, 50,5% de roubos e 21,1% de furtos no circuito da festa.
A deputada Graça Pimenta ressaltou as atrações contratadas pelo Governo Municipal para animar o público. "Neste ano, a organização da festa priorizou o chamado 'folião pipoca' oferecendo-lhe as melhores atrações da música baiana. Entre os contratados estiveram a banda Chiclete Com Banana e as cantoras Claudia Leitte, Daniela Mercury e Margareth Menezes", disse a parlamentar.
Na abertura oficial da Micareta 2011, a deputada Graça Pimenta prestou homenagem ao compositor ilheense Saul Barbosa, morto em 2010, autor de canções como "Toté de Maiangá", sucesso na voz de Margareth Menezes. A rainha da festa, Hervânia Fagundes, foi citada pela parlamentar. "Pela primeira vez foi escolhida uma rainha 'gordinha' para fazer parceria com o 'Rei Momo', fato este que agradou o grande público presente", revelou a parlamentar.
Os ambientes alternativos da festa, a exemplo do Espaço Charles Albert, dedicado à preservação da cultura das antigas Micaretas através das marchinhas de Carnaval, foram destacados pela deputada Graça Pimenta como traços da diversidade cultural do evento. A parlamentar aproveitou a ocasião e agradeceu o apoio do poder público estadual na realização da festa.
"Agradeço ao Governo do Estado pela colaboração inestimável para o sucesso da Micareta, garantindo estrategicamente a segurança ao disponibilizar amplo contingente de policiais civis e militares, além de assessores de segurança para o serviço de inteligência" declarou a deputada Graça Pimenta.
O deputado estadual José Neto (PT) ressaltou a importância da parceria entre os poderes públicos municipal e estadual. "O êxito da Micareta de Feira de Santana é fruto do bom dialogo entre município e Estado. Esta foi a melhor estrutura e o maior público da história das Micaretas", destacou o deputado.