Política

ALICE DEFENDE EQUIVALÊNCIA SALARIAL PARA HOMENS E MULHERES NO TRABALHO

vide
| 02/05/2011 às 10:13
Alice diz que mulher ainda sofre bastante e exige igualdade salarial com homens
Foto: DIV

Única representante feminina baiana na Câmara Federal, a deputada Federal Alice Portugal (PCdoB) esteve presente ao ato unificado de cinco centrais sindicais, realizado ontem na Praça Castro Alves em comemoração ao 1º de maio, Dia do Trabalhador. A parlamentar deixou uma mensagem de apoio à luta pela conquista de novos direitos e destacou a importância de promover a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no mercado de trabalho.


"A mulher já é maioria da população no Brasil. Na Bahia a situação é semelhante, somos maioria demográfica, maioria das servidoras públicas, das professoras e universitárias, no entanto, na base da pirâmide social, nós somos a maioria da população pobre e desempregada. A luta pela equidade é uma bandeira da democracia, dos direitos humanos, é a garantia efetiva de que para trabalho igual, tenhamos salário igual", disse Alice diante de uma multidão sobre essa que é uma das principais bandeiras das centrais sindicais.


Forte aliada das mulheres na Câmara Federal, Alice Portugal aproveitou a oportunidade do evento para apresentar suas proposições no sentido de promover a equidade de gênero nas empresas e indústrias brasileiras. "Há um projeto meu tramitando na Câmara que cria um selo para as empresas que promovam as mulheres à condição de mando, de maior decisão no trabalho, assim como estabeleçam normas para equidade salarial no ambiente de trabalho. É um primeiro passo, ainda incipiente diante da magnitude da luta que é fazer com que mulheres e homens sejam tratados de forma igual no Brasil", explicou.


As palavras da deputada foram reforçadas por outra liderança feminina do estado, a senadora Lídice da Mata, que discursou sobre a necessidade de incluir homens e mulheres ampliando as vagas de emprego e promovendo uma política de estímulo. "É preciso que os trabalhadores estejam unificados para enfrentar os novos desafios, para qualificar a mão-de-obra e incluir mulheres e jovens através da capacitação", disse a senadora.


O ato unificado, organizado pela CTB Bahia, Força Sindical, UGT, Nova Central e CGTB, reuniu diversas categorias em torno de bandeiras como Redução da jornada; Fim do fator previdenciário; Valorização do salário mínimo e aumento das aposentadorias; Trabalho Decente; Igualdade de direitos e oportunidades; Valorização do Serviço Público e do Servidor Público; Reforma Agrária; Fortalecimento da Agricultura Familiar e Redução da Taxa de Juros.