Política

CAIXA PODERÁ INSTITUIR GERÊNCIA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL, EM 2011

VIDE
| 28/04/2011 às 22:00
Deputado Waldenor pereira (PT) entre os presentes ao evento
Foto: DIV

Até julho próximo será criada a Gerência Nacional de Habitação Rural, informou o presidente nacional da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, em audiência realizada ontem (27/04), em Brasília, com a participação de representantes nacionais das entidades ligadas à agricultura familiar (FETRAF e COOPERHAF), que estiveram acompanhadas de parlamentares, dentre os quais o  deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA).


A gerência irá suprir importante necessidade do segmento, na avaliação de Waldenor Pereira, único parlamentar do Nordeste na audiência, porque  apesar do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) - criado pelo Decreto nº6.819, de 13 de abril de 2009 - ser concebido como um bom programa, como reconhecem as entidades, existem entraves nas regras que são idealizadas em Brasília, por falta de profissionais capacitados, conhecedores da realidade da agricultura familiar, que já atuaram como propulsores locais da habitação rural.


As entidades apresentaram documento relevando os números que  demonstram as dificuldades que a agricultura familiar enfrenta desde o processo inicial de organização e qualificação da demanda até a assinatura de um contrato. De um total de 15 mil 700 solicitações apresentadas, apenas 3 mil 500 estão em análise na CEF e só 1 mil 718 contratos de PNHR já foram assinados. Da Bahia, de 1 mil 500 solicitações, 220 estão em análise e apenas 137 tiveram contratos fechados.


Segundo o deputado baiano, com a criação da gerência a expectativa é a de ampliar a instalação de habitações rurais no Brasil, sobretudo na Bahia, que tem a maior população rural do país. "Estou honrado de ter participado dessa articulação nacional, já que estamos em parceria com a agricultura familiar desde o nosso primeiro mandato de deputado estadual", avaliou Pereira.


Pereira ressaltou ainda a satisfação de ver tal iniciativa acontecer no momento em que a baiana Elisângela Santos Araújo coordena a Federação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF).Também estiveram presentes na audiência  os deputados federais Vicentinho (PT-SP) e Pedro Uczai (PT-SC), a  presidente da Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (COOPERHAF), Liane Vitali Kothe).