Política

DEPUTADA GRAÇA PIMENTA ALERTA PARA TRATAMENTO DADO A MÉDICOS NA BAHIA

vide
| 27/04/2011 às 15:06

A situação do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia motivou discurso da deputada estadual Graça Pimenta (PR), realizado na tarde de terça-feira (26) na Assembleia Legislativa (AL). A parlamentar iniciou o pronunciamento citando a Constituição Brasileira.


"A saúde é um direito social garantido no artigo 6º da nossa Constituição. Mas além de ter o direito a saúde garantido, a população precisa que haja qualidade nos serviços de saúde que lhes são prestados através do SUS. Na Bahia, tanto a garantia do direito quanto a qualidade do serviço público estadual estão comprometidas", disse a deputada Graça Pimenta.


Dados de pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) foram apresentados pela parlamentar durante o pronunciamento. A pesquisa revela que a população brasileira percebe a falta de médico como um dos principais problemas do SUS.


Conforme a deputada Graça Pimenta, na Bahia a população também sofre com a falta de médico nas unidades públicas estaduais de saúde. "Em visita ao Hospital Roberto Santos, a diretoria da unidade disse que tem dificuldade para contratar médicos. Isso acontece porque os profissionais estão se sentindo desvalorizados pelo poder público", declarou a parlamentar.


De acordo com a deputada Graça Pimenta, por estarem se sentindo desvalorizados, os sindicatos dos médicos e dos trabalhadores em saúde da Bahia determinaram a suspensão do atendimento na rede pública estadual a partir do dia 3 de maio.


No discurso, a parlamentar cobrou ações do Estado para evitar a greve. "O primeiro passo para que haja a melhoria do serviço de saúde é evitar que esta greve aconteça, pois o cidadão baiano precisa ter o seu direito a saúde garantido", declarou a deputada Graça Pimenta.


A parlamentar também destacou notícias sobre a saúde púbica na Bahia que vem sendo veiculadas na imprensa televisiva nacional. A matéria sobre as gestantes baianas que, pela falta de maternidade em suas cidades aqui na Bahia, estavam indo para o estado de Sergipe para que pudessem ter seus partos realizados foi citada pela deputada Graça Pimenta.