Política

DEPUTADA QUER IMPLANTAR COLÉGIO PARA MINORIA INDIGENA POUCO VALORIZADA

VIDE
| 19/04/2011 às 13:28
A deputada Fátima Nunes e nativos da comunidade de Banzaê
Foto: DIC
A deputada Fátima Nunes (PT) solicitou ao governador Jaques Wagner, a implantação de um colégio estadual indígena, no município de Banzaê, um beneficio para as comunidades do Cantagalo de Araçás, Baixa da Cangalha, Baixa da Juá, Segredo e Cajazeira, todas e pertencentes aos povos kiriris.


"Atualmente, a educação indígena tem por objetivo manter os costumes e ensinar a língua materna em concomitância a outras disciplinas. O currículo também visa a assegurar questões de organizações, cultura e costume de cada povo, necessitando, assim, de local apropriado e profissionais com formação indígena", frisou Fátima Nunes, ressaltando que a construção desta escola será fundamental para a diversidade linguística, já que existem, pelo menos, "180 línguas indígenas que precisam ser fortalecidas e mantidas, respeitando, com isso, os povos kiriris, diminuindo a imposição da língua oficial".


Ainda para a deputada, é necessário que o poder público esteja imbuído da importância de implementação de políticas voltadas para a ampliação e melhoria da educação dos índios como forma de fortalecer os princípios e a cultura do povo. "A implantação deste espaço educacional garantirá a oferta de ensino para aquelas comunidades indígenas, contribuindo, de forma significativa, para o seu desenvolvimento social, além de atender aos princípios estabelecidos na Carta Magna do país", concluiu.