vide
Bloco da maioria aprovou matéria com 35 votos e oposição obteve 12 votos
Foto: BJÁ
(Matéria atualizada às 18h15min)
O líder da maioria na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto (PT), conseguiu reunir a bancada governista nesta terça-feira, 19, e aprovar um requerimento de urgência dos projetos encaminados pelo governador em exercício, Otto Alencar, que cria 4 novas secretarias de Estado, institui o INEMA (fusão do IMA+INGÁ), cria uma superintendência da Secretaria da Indústria e Comércio e reduz os poderes da Cepram.
A oposição, que havia conseguido uma vitória efêmera na semana passada, quando segmentos da maioria em protesto por tratamento que consideram inadequado do governo não deu quórum para a apreciação da matéria, protestou o quanto pode, mas, a maioria venceu com 35 votos favoráveis (dos 42 da base), 12 da oposição contra e 3 abstenções. Outros 13 deputados não compareceram a sessão.
O resultado, embora apertado (seriam necessários 32 votos) é o que vale. E, o deputado Zé Neto (PT), óbvio, comemorou. O líder da oposição, deputado Reinaldo Braga (PR) não compareceu à sessão. O líder do PMDB, Luciano Simões, lamentou a aprovação do requerimento de urgência situando que, o projeto "guarda chuva" do governo ninguém conhece, nem a oposição; nem a base.
"Tudo o que o PT falava aqui nesta casa, antigamente, virou letra morta. Aprovar uma urgência num projeto que ninguém conhece, que não foi nem será discutido é um absurdo", diz Luciano arguindo, ainda, que o chefe da Agecom, Robison Almeida, chegou a fazer uma reunião com setores da imprensa e da comunicação, para apresentar o projeto da SECOM, mesmo antes de ser apreciado pela ALBA.
"Isso é um acinte, um desrespeito ao poder legislativo", comentou o peemedebista. Para o deputado Tadeu Fernandes (PSB), a reforma administrativa deveria ser discutida pelos deputados. Entende Tadeu que, o Detran, que deveria estar no âmbito da SSP está na SEAB, e virou um órgão burocrático.
Por estratégia do líder da Maioria ninguém do PT ou da base usou o plenário da Casa.
(Matéria das 17h13min)
Em votação no final desta tarde de terça-feira, 19, na Assembleia Legislativa a bancada da maioria por 35 votos a favor e 12 contra (3 abstenções) aprovou o requerimento de urgência para aprovação dos projetos do Poder Executivo que cria novas quatro secretarias de estado e dá outra providências.
O projeto tramitando em regime de urgência deverá ser votado na próxima quarta-feira, 27, respeitando-se o prazo de três sessões ordinárias, uma vez que, o expediente da semana santa se encerrou hoje.
O líder da maioria aproveitou o embalo e aprovou também o requerimento de prioridade para apreciação do projeto que dispõe sobre a inspeção sanitária de produtos de origem animal. Foram 33 votos a favor, 13 contra e quatro abstenções.
(Veja em instantes mais informações).