Política

OPOSIÇÃO DÁ PRIMEIRO PASSO EM BUSCA DE UNIDADE NA CONVENÇÃO DO PSDB

vide
| 17/04/2011 às 14:10
PMDB, DEM, PTS, PTC, PR na convenção que elegeu Sérgio Passos presidente PSDB
Foto: BJÁ
  Na Conveção Estadual do PSDB que elegeu o ex-deputado estadual Sérgio Passos como presidente da legenda na Bahia (2011/2012), neste domingo, em Salvador, promoveu-se o primeiro passo para a união de partidos da oposição (PSDB/PMDB/DEM/PR/PPS/PTC) visando as eleições municipais de 2012. Segundo o ex-presidente do PSDB, deputado federal Antonio Imbassahy, as chances de vitória nas próximas eleições municipais serão maiores para o bloco da oposição se houver união.

  "Nós estamos conversando e analisando todas as possibilidades, município a município, e unidos deveremos ter um melhor desempenho, do que isolados", assegurou Imbassahy ao fazer um balanço de sua gestão como presidente do PSDB, assegurando que, na maioria dos municípios é possível se fazer essa aliança.

  O presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, concorda com essa tese e considerou a presença dos líderes do PMDB, PPS, PTC e DEM na convenção, uma demonstração de que os partidos oposicionistas ao governo de Jaques Wagner estão unidos pelo bem e futuro da Bahia.


  "Saíremos todos daqui com a mensagem que, no interior e na capital, a Bahia vai se organizar em torno de candidatos que possam trazer esperança, que possam conduzir o estado de forma a que volte a ter segurança e respeito às pessoas. Não mais um estado em que 85% da população chora desesperadamente quando precisa dos serviços públicos de saúde, que hoje está um caos", afirmou Aleluia.


  O presidente democrata destacou ainda que a reunião dos oposicionistas no evento tucano revela a sintonia dos partidos com a insatisfação do povo baiano. "O povo da Bahia não engoliu o exorbitante aumento de quase 14% na água, concedido pelo governo à Embasa. Não deixaremos que a população baiana pague a conta do desmando da reeleição do governador Jaques Wagner. Por isso, já entramos com uma ação na Justiça para barrar esse reajuste abusivo e vergonhoso da água".

  DISCUTIR PROJETOS

  O presidente do PMDB, deputado federal Lúcio Vieira Lima, também presente à Convenção, concorda com a tese da união dos partidos da oposição e disse, durante seu pronunciamento, que, no momento, o "importante é discutir e analisar os projetos para os muncicípios e para o estado, sem a escolha de nomes".

  Advertiu que, na eleição de 2008, o PMDB escolheu João Henrique como candidato à reeleição a prefeito de Salvador e se deu mal. "Escolhemos errado e o prefeito eleito deu as costas ao PMDB e à população de Salvador, aos projetos por nós apresentados à socidade", frisou.

  MUDANÇA CULTURAL

  Para o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, está havendo uma mudança cultural na política baiana recente com testemunho de que isso aconteceu, em encontros que participou em Cruz das Almas, Camaçari e Feira de Santana. "É uma mudança cultural diferente da que aconteceu em outubro do ano passado, e é preciso analisar esse movimento, pois, nós estamos aqui para buscar a vitória", sentenciou.

  Jose Ronaldo situa que o objetivo maior do político é a busca da vitória para chegar ao poder ser últil à sociedade. "Se alguém aqui me disser que não está em busca da vitória é conversa para boi dormir" comentou o ex-prefeito e ex-candidato ao Senado situando que "eu estou querendo buscar a vitória".

  Entende que, vaidade todo político tem, mas, a humildade e o respeito à população devem prevalecer. Sobre sua provável candidatura a prefeito de Feria de Santana preferiu não comentar o assunto diretamente, mas, situou que, em "2000 fui candidato a prefeito de Feira com o apoio do PSDB, e, em 2004, a mesma coisa se repetiu". E mais não disse.

  Imbassahy, no entanto, em sua fala, deixou claro que o PSDB apoiará José Ronaldo a prefeito de Feira, em 2012. Lúcio Vieira Lima, ao BJÁ, comentou que, o momento não é de analisar nomes.

  OUTRAS OPINIÕES

  O novo presidente do PSDB, ex-deputado Sérgio Passos, disse ao BJÁ que sua missão é dar continuidade ao trabalho iniciado por Imbassahy, expandir as ações e buscar o diálogo com outros partidos visando 2012.

  Para o deputado Leur Lomanto Jr, vice-presidente da Assembleia Legislativa, a unidade da oposição é um novo momento político na Bahia, com oxigenação de ideias, e a unidade da força do contraditório ao atual governo que fica muito a desejar.

  Os deputados Pedro Tavares (PMDB), Augusto Castro (PSDB), Adolfo Viana (PSDB) e Sandro Régis (PR) também foram nessa linha em torno da unidade.