Veja
Os cordeiros ajudam a garantir a segurança nos dias de folia
Foto: Arquivo
Por Marivaldo Filho
As empresas de segurança, blocos de Carnaval, empresas de eventos e todas as prestadoras de serviço que atuam com festas podem ser obrigadas a só contratarem cordeiros sindicalizados. A proposta é do vereador Alemão (PRP) e visa assegurar aos contratantes que os trabalhadores estão em plena saúde física e mental, não respondem a processo criminal e nem estão condenados por sentença transitada em julgado.
As contratações deverão ser feitas através do Sindicato dos Trabalhadores Cordeiros, Fiscais, Pessoal de Apoio e Coordenadores (Sindicorda) das entidades carnavalescas da Bahia. A proposta assegura o cumprimento das obrigações previdenciárias e trabalhistas por parte do contratante.
"Trata-se de uma medida que vai preencher uma antiga lacuna no Carnaval de Salvador e nas festas populares de maneira geral. Para muitas pessoas, especialmente os turistas, o Carnaval é festa, diversão e alegria. Para outros, é trabalho. É a oportunidade de levar dinheiro para casa, tendo em vista o alto índice de desemprego", justifica Alemão.
Ainda de acordo com o projeto, fica estipulado o desconto de 2% da diária de cada cordeiro em favor do Sindicorda como taxa de administração.