O valor da tarifa básica é de R$ 2,60 para automóveis (veículos leves), conforme definido no contrato de concessão assinado com o Governo do Estado da Bahia. As praças que começam a operar são: Km 08 da BA-093 (Simões Filho); Km 08 da BA-535 (Via Parafuso); Km 11 da BA-524 (Canal de Tráfego).
JUSTIFICATIVA
A deputado afirmou ao BJÁ que já promoveu encontros com a direção da Bahia Norte e conseguiu alguns concessões para comunidades que vivem no entorno dos pedágios, mas, quer mais.
Na sua justificativa do projeto, entende que os índices de abatimento no IPVA seriam de 30% para pessoa física e 10% para pessoa jurídica "descontados dos pagamentos efetuados nos pedágios do Estado, comprovado através dos recibos emitidos pelas concessionárias"
Segundo Luiza Maia os pedágios têm se transformado numa despesa a mais para as famílias que moram no entorno dessas praças, "por utilizarem com regularidade o sistema, sem a existência de alternativa de trafegar por outra via".
Ao contrário do seu projeto que pretendia extinguir o voto secreto na ALBA, derrotado por ampla maioria (45 votos), a deputada, desta feita terá apoios ao seu projeto. O deputado Elmar Nascimento (PR), que presidia a sessão efémera de hoje, disse que a idéia é boa e tem sentido.