vide
Deputado Augusto Castro (PSDB) diz que, agora, Porto Sul passa a ter nova realidade
Foto: BJÁ
A mudança do local onde será implantado o Complexo Portuário e de Serviços Porto Sul foi comemorada por Augusto Castro, vice-líder do bloco PSDB/PR na Assembleia Legislativa.
No decreto publicado nesta terça-feira (12) no Diário Oficial, assinado pelo governador em Exercício, Otto Alencar, o Estado declara de utilidade pública uma área de 4.830 hectares (48 milhões e 333 mil metros quadrados), na margem esquerda da BA-001 (sentido Ilhéus - Itacaré), na localidade de Aritaguá, em Ilhéus.
Para o deputado, que foi o responsável pela instalação da Comissão Porto Sul, a mudança aponta para o desentrave do processo que levará desenvolvimento e emprego para a região Sul da Bahia.
No plenário da Assembleia, Augusto Castro disse que," a
pesar de integrar o bloco de oposição desta casa", queria registrar aplausos ao governo do Estado, "que demonstrou respeito pelo meio ambiente e pela comunidade de Ilhéus, Itabuna e os demais municípios do Sul da Bahia". A decisão do governo de mudar o projeto da Ponta da Tulha para Aritaguá não encerra os embates ambientalistas, até porque, os estudos de impacto ambiental dessa nova área ainda não foram realizados. A Secretaria do Planejamento promete que vai realizar os estudos da retroárea do complexo onde ficarão o pátio dos trens e o sistema de recepção e descargas dos vagões.
Haja polêmica. A área de Aritaguá, segundo o IBAMA sofreria menos impactos do que na Ponta da Tulha, porém, ainda assim, os impactos são relevantes.