O PMDB apresenta suas condolências pelo falecimento do ex-vice-presidente da República, José Alencar, que morreu aos 79 anos, em São Paulo, na tarde desta terça-feira (29). Ele lutava contra um câncer desde 1997.
Como ex-integrante do PMDB, partido no qual fez sua primeira filiação, no início da década de 1990, José Alencar destacou-se no cenário político brasileiro, vida também marcada pelas atividades comerciais que exercia anteriormente, como viajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão, atacadista de tecidos e industrial do ramo de confecções, chegando a presidir também a Associação Comercial de Minas e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, trajetória que culminou com sua eleição para presidente da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais).
O partido reitera seu pesar pela morte desta grande personalidade, reconhecendo também a sua importância na política e na sociedade brasileira.
MENSAGEM DO PREFEITO
O prefeito de Salvador, João Henrique, lamenta a perda do ex-vice-presidente da República, José Alencar. "Como empresário e político foi um exEmplo para todos. E sua luta incessante contra a doença, com coragem, foi comovente. Ele demonstrou o amor que tinha pela vida". afirmou JH. Segundo o prefeito de Salvador, José Alencar sempre teve uma postura em prol do desenvlovimento ciom geração de emprego e renda.
José Alencar faleceu hoje (29) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após uma luta desde 1997 contra o câncer abdominal acompanhada por todo o páis. "Quero externar os meus pesares de de minha família aos parentes de José Alencar. Sua luta contra a doença já é conhecida há vários anos, mas sua perda causa grande comoçáo nacional. Definitivamente, o país perdeu um homem público distinto e de grande porte", afirmou.
DEPUTADO ZÉ RAIMUNDO FALA NA ALBA
Na sessão plenária desta tarde, após um minuto de silêncio pela morte do ex-vice-presidente da República, José Alencar, o deputado Zé Raimundo (PT) destacou a história de vida político e empresário do Partido Liberal, "que mesmo sendo de uma corrente aparentemente conservadora, teve a grandeza de reconhecer a inovação do projeto político de Lula".
Zé Raimundo lembrou de quando Alencar esteve em Vitória da Conquista, na campanha de 2006, à época de sua gestão como prefeito do município, e avaliou o ex-vice como uma figura extremamente simpática e educada. "José Alencar sempre citava Vitória da Conquista, elogiava a cidades pelas suas características e a educação do povo conquistense, e chegou a dizer que quando se aposentasse, moraria lá", contou o petista que, junto com os colegas, aplaudiu Alencar, após o minuto de silêncio.