No local, também foi assinada a ordem de serviço para conclusão do sistema de esgotamento sanitário que contemplará a sede do município. Várias pessoas compareceram à praça central da cidade e conferiram de perto a ordem de serviço dada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) pelo governador Jaques Wagner para as obras de conclusão do Sistema de Esgotamento Sanitário de Jaguaquara.
A estimativa é que 33 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente com o sistema que terá rede coletora, ligações intradomiciliares, emissário e estação de tratamento.
"A licitação está feita, o recurso de praticamente R$ 5 milhões está no caixa da Embasa e esta obra vai ser realizada aqui. Saneamento é vida, é meio ambiente é melhoria na qualidade de vida", garantiu o governador.
FRUTAS E LEGUMES
De acordo com Alencar, a região é conhecida pela produção de fruta, legumes e verduras, como maracujá, tomate, pimentão, chuchu e repolho. "Investimos R$ 4,1 milhões para levar estrada pavimentada a um distrito que é importante para a atividade rural. São melhores condições de trafegabilidade aos produtores da região que é o maior centro desse tipo de produção na Bahia".
Para a estudante, Elisangela Ferreira Machado, a obra "é uma realização do povo de Jaguaquara. Durante o inverno (em função das chuvas) ninguém tinha como escoar as mercadorias. A estrada ficava intransitável".
Empresários rurais de outros municípios da região como Irajuba, Santa Inês e Itaquara, também foram diretamente beneficiados com o asfalto. Entre eles, o produtor rural, Péricles Santana que há 40 anos trabalha na região. "Minha fazenda fica em Itaquara, mas já estou viajando por essa estrada. Fica mais distante nove quilômetros, mas, em compensação, eu tenho 15 quilômetros de asfalto. Melhorou 100% para quem tem propriedade no município de Jaguaquara".
O motorista Jonas de Oliveira lembra que já perdeu muito dinheiro com as frequentes manutenções que realizava na sua camionete. "Isso era cheio de buraco. O carro não podia dar duas viagens que já quebrava. A gente vinha e não voltava. Agora, o carro não quebra fácil".