VIDE
A entrega do título de Cidadão da Cidade de Salvador ao maestro e pianista Ricardo Castro, criador e diretor-geral da Orquestra Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) foi requerida à Mesa da Câmara pela vereadora Andréa Mendonça (DEM).
Entre as justificativas para a homenagem, a vereadora assinala o fato de o maestro desenvolver um relevante trabalho de orientação a jovens músicos baianos. "O êxito da Orquestra Neojibá é um exemplo a ser seguido pelos demais estados brasileiros", destaca.
Desde 1984, Ricardo Castro está na Suíça, onde trabalha como pianista. Para conduzir a Neojibá, ele transita entre Genebra e Salvador, dividindo o tempo entre as duas cidades, com resultados extraordinários, acrescenta Andrea:
" Em 2010, a Neojibá consolidou metas importantes que viabilizaram a projeção nacional e internacional do programa". Da gravação do primeiro DVD à realização da primeira turnê na Europa, ocorrida no mês de julho, os músicos se apresentaram nos principais espaços de espetáculos do mundo: o Queen Elizabeth Hall, em Londres, o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa e a Sala São Paulo", finaliza a vereadora.