Política

TARCÍZIO DIZ QUE DEM SANGRA E MESMO ASSIM NÃO DIALOGA COM OS POLÍTICOS

vide
| 23/03/2011 às 11:00
Tarcízio: - Não admito ir ao sacrifício, nem ser taxado de traidor pelo DEM
Foto: BJÁ
 

O prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta (DEM), disse ao BJÁ em entrevista exclusiva que não tem pressa para decidir seu ordenamento político visando às eleições de 2012, porque tem prazo largo para isso, até outubro próximo, e ainda está na fase de conversas com suas bases políticas no município.


Quanto ao DEM, não tem ilusões: "Não há interlocuções dentro do partido, nunca discutiram nada após a derrota de 2010 e nunca me chamaram para um encontro. O que vejo é nosso partido sangrando a cada dia, sem sequer haver um debate interno", comenta.


Agora, quando o assunto é Feira, uma vez que é candidato à reeleição, Tarcízio não adianta o carro à frente dos bois, mas, tem consciência de que, o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho a cada dia sinalizando sua candidatura, em 2012, e político que controla a Comissão Provisória do DEM no município, não há espaço para duas personalidades num mesmo campo. O prefeito diz que ainda é cedo para tomar decisões, porém, admite que poderá mudar de partido.


Qual partido seria este? Tarcízio diz que o momento é de avançar nas discussões partidárias, pois, "não quero ser taxado de traidor ou aproveitador, nem muito menos admito ir para o sacrifício, ser sacrificado pelo DEM", diz.


Para o prefeito, a Comissão Provisória do DEM em Feira, que ainda vale para efeito eleitoral até que se forme uma Executiva Municipal, se for constituída (!) está defasada e ainda tem políticos que sequer integram mais a legenda como Fernando de Fabinho, Jairo Carneiro e Antonio Carlos Borges Jr.


Há, portanto, em Feira, uma situação esdrúxula e preocupante para Tarcízio, no plano da articulação político-partidária, embora não veja isso no plano das relações políticas com seus correligionários e com a população. "Em Feira estou bem, mantenho relações políticas com todos, e até espero que a Executiva Estadual do meu partido apresente alternativas. O DEM não é de fazer prévias, nunca fez, e estamos à espera de um diálogo".


CIDADE DIGITAL


O prefeito de Feira viaja para os Estados Unidos, Washington DC, onde vai apresentar no Fórum de Líderes de Governo - América Latina e Caribe -, entre dias 5 e 6 de abril, o programa Feira Cidade Digital, a convite da Microsoft, empresa parceira em projetos que estão sendo executados no município, os centros digitais, acesso gratuito a internet, lousas eletrônicas, escola itinerante de informática (ônibus digital) e unidades de saúde digitais.


Feira tem, na atualidade, o maior projeto de integração da rede web na Bahia e, provavelmente, o maior do país numa cidade de porte médio. No final desta semana, a Prefeitura instala mais um Centro Digital com 40 computadores que vai funcionar em tempo integral, 24h, com chancela da Microsoft e professores e monitores que vão formar entre 300/400 pessoas por mês no curso básico de informática.


"Estamos fazendo uma revolução no bom sentido da palavra. Em Feira, em médio prazo, e o processo está em curso acelerado, nenhum cidadão ficará sem saber o básico em informática, salvo se, por opção pessoal não quiser", diz Tarcízio situando que, hoje, só nas escolas públicas e na rede existem mais de 3.000 computadores e três info-centros públicos funcionando nos distritos da Matinha, Jaiba e Jaguara.


Nessas localidades as pessoas já podem fazer muitos procedimentos como tirar contas de água, luz e outros documentos e a Prefeitura vai colocar caixas eletrônicos nas zonas rurais, em parceria com os bancos, para que possam pagar essas contas sem precisar vir à sede, e até receber benefícios como Bolsa Família e outros. Em cada distrito, a Prefeitura colocou uma viatura para segurança dos clientes, que atua junto a PM.


TRANSPORTES


O município também está implantando um programa pioneiro no país junto ao sistema de transporte público municipal, onde o usuário será informado via torpedo/celular dentro de quantos minutos passará o ônibus para seu bairro. O programa está em testes, todos os ônibus do transporte público de Feira já estão equipados com GPS e o sistema para uso coletivo deve entrar em operação ainda no próximo mês.


Tarcízio vai a Brasília nesta quarta-feira, 23, para um encontro no Ministério da Justiça visando incrementar o programa de Câmeras Inteligentes, hoje, com 400 câmeras em postos de saúde, escolas e vias públicas para implantar esse sistema nas grandes avenidas de Feira, monitorando todas as ocorrências desde o trânsito a casos suspeitos. O programa está a cargo da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência em sintonia com PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.


"O Feira Cidade Digital não tem retorno. No mundo da informática não há retorno. Hoje, até as demandas municipais se modificaram e não se resumem mais à saúde, educação, asfaltar uma rua, fazer o saneamento noutra áreas, todas muito importantes, mas, a pedidos da web. Agora mesmo estive em Jaiba e uma garota me perguntou quando a internet vai chegar a Canteiro, que uma localidade de Jaíba", comenta Tarcízio certo de que a Prefeitura está no caminho certo, sintonizada com o governo federal e a proposta da presidenta Dilma em expandir a banda larga para todo país.


SAÚDE


Na área da Saúde, a Prefeitura de Feira inaugura nesta sexta-feira, 25, mais três unidades de saúde digital (Queimadinha, Aviário e Feira X-I) perfazendo 45 unidades de saúde digitais no município.


"A violência diminui nos postos de atendimento, o controle de materiais é melhor e maior, o consumo de produtos diminuiu porque aumentou o monitoramento, a qualidade do atendimento melhorou, o rendimento das equipes também melhorou, e os clientes estão satisfeitos porque há dignidade, respeito e resolutividade", comenta o prefeito.


Além disso, formatou-se um banco de dados com as incidências patológicas de cada paciente, o que antes ficava jogado em gavetas com montes de papéis.


EDUCAÇÃO


Feira experimentou pela primeira vez, em 2011, a matrícula digital via internet e 45 mil alunos foram atendidos por esse sistema e há um monitoramento escolar e de matérias, até a merenda escolar, tudo na web.


REGIÃO METROPOLITANA


O prefeito disse ao BJÁ que a proposta do presidente Marcelo Nilo, da Assembleia Legislativa, em levar uma sessão itinerante para Feira de Santana, projeto que será expandido para outros municípios, "é muito bem vinda" e que o projeto a ser analisado com profundidade é a criação da Região Metropolitana de Feira, idéia original do ex-deputado Colbert Martins Filho.


A questão, bem aceita pelos deputados da bancada baiana na ALBA (Zé Neto, José de Arimatéia, Graça Pimenta e Carlos Geilson), segundo Tarcízio, é debater bem a questão para que a metropolização não represente mais despesas para o município. "É fundamental integrações com os governos federal e estadual para que a gente não fique só com o ônus", completou.