Em virtude do crescente número de usuários do crack na Bahia, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB), propôs, à Assembleia Legislativa do Estado (ALBA) através do requerimento de n° 7.279/2011, a realização de uma Audiência Pública para tratar sobre o Combate e Prevenção ao Uso da Droga.
De acordo com a última pesquisa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em 2002, 200 quilos de crack foram apreendidos; em 2007, 578 quilos da droga foram retidos, o que representa 81, 7% do crack apreendido na América do Sul.
Recentemente, em 2010, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou que dos 5.565 municípios brasileiros, apenas 3.871 responderam à pesquisa sobre o levantamento dos municípios que enfrentam problemas decorrentes ao uso de drogas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este número representa 70% dos municípios observados. Ainda segundo dados da pesquisa, notou-se que apenas 14,78% dos municípios brasileiros oferecem Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que no Brasil há 1,2 milhão de usuários de drogas no Brasil. De acordo com dados da Secretária de Segurança Pública (SSP), o crack é responsável por 80% dos homicídios registrados no Estado. No início do ano passado, a secretaria, junto ao Governo do Estado lançou uma campanha sobre o combate ao uso da droga.