vide
Deputado Elmar Nascimento no plenário da ALBA nesta segunda-feira, 21
Foto: BJÁ
O deputado estadual Elmar Nascimento (PR) ironizou hoje (21), em discurso no plenário da Assembleia, a criação do PSD pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Ele afirmou que a criação da nova sigla é a forma encontrada por Kassab e outros políticos, de ressucitar uma legenda que é mais tradicional do que o DEM e tem o DNA de Paulo Maluf.
Elmar disse que, em breve, Kassab, Afif e outros da cúpula do PSD vão colocar Paulo Maluf como presidente nacional da legenda. "O que estamos vendo é um movimento de parlamentares que não estão satisfeitos com seus partidos migrando para o lado do governo. Não tem nada a ver com ideologia. Muito pelo contrário. A história do prefeito de São Paulo demonstra isso. Ele sempre foi ligado à direita. Ele foi indicado vice-governador de São Paulo, quando ganhou notoriedade política, pelo DEM", lembrou.
Elmar Nascimento comparou o PSD a um "panelão", onde entra quem quer aderir ao governo, pouco importanto o passado e a história de cada um dos filiados. "Quando um governo é mal avaliado como o do governador Wagner tem que ressucitar uma velha tragédia grega (o Cavalo de Tróia) para se amparar na política", frisou.
Para o deputado do PR, a ação de Wagner em avalizar o partido e até mandar prepostos (citou os senadores Walter Pinheiro, Lídice da Mata, Luiz Caetano e Nelson Pelegrino) tem que ser aplaudida. Em ironia, comentou: "Vou aplaudir o governador Wagner por essa ação política meritória".
Ainda segundo Elmar, os deputados do PT não podem mais falar na tribuna da ALBA sobre o "carlismo", pois, depois dessa panelão que une Otto Alencar, Lídice da Mata, Paulo Magalhães, José Carlos Araújo, Fernando Torres e outros isso não será mais possivel.
Por fim, Elmar disse que o governo Wagner na "saúde é um caos, há aumento permanente da violência e homicídios no estado, a educação não tem nada de novo. Por isso, dou nota 10 para o governador na política e nota 2 na administração". E questionou qual seria mesmo a diferença entre o "PSD e o PDS".
Em defesa do governo, a deputada Luiza Maia (PT) disse que o deputado Elmar Nascimento cometeu grandes equívocos, pois, o governador Wagner "faz uma verdadeira transformação na Bahia e nunca se respirou tanta democracia".
Para o deputado Alan Sanches, PMDB, que manifestou interesse de entrar no PSD no último domingo, o que está havendo com Elmar é dor de cotovelo. "Nosso pleito é legitimo e legal e faz parte do processo democrático".
O deputado Gildásio Penedo (DEM) também criticou a postura de Elmar e disse que, depois de 18 anos entre PFL/DEM tem a opção que mais dita sua consciência e só vai debater essa questão em alto nível e não como se referiu Elmar no plenário, "querendo diminuir e menosprezar nossa atitude".