Política

DEPUTADA DIZ QUE NOVO CÓDIGO FLORESTAL NÃO PODE PREJUDICAR O OESTE/BA

vide
| 21/03/2011 às 17:16
Deputada Kely Magalhães (PCdoB), representante do município de Barreiras e região
Foto: BJÁ
  A deputada estadual Kely Magalhães (PCdoB), representante do município de Barreiras, afirmou durante pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 21, que a Região Oeste do Estado tem se tornado uma "menina dos olhos do mundo" na produção de alimentos e vai se desenvolver ainda mais com os investimentos sul coreanos e do grupo chinês Shongqing. "Estamos a cada dia mais otimistas e confiantes no nosso futuro para a região", comentou a deputada.

  Kely elogiou a atitude da prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, "que doou o terreno para a instalação da unidade industrial chinesa" a ser implantada no município e manifestou sua preocupação com a moratório do novo Código Florestal, em debate no Congresso Nacional (o relator deputado Aldo Rabelo se encontra na Bahia e participou do encontro Agrocafé) e disse que a Bahia e o Nordeste não podem ser penalizados no momento em que aceleram seu desenvolvimento.

  A deputada falou da implantação da Ferrovia Oeste/Leste, projeto que está sendo capitaneado pelo governo do Estado, elogiou o esforço do governador Jaques Wagner na execução desse projeto, e disse que ainda existem muitas áreas no Oeste a serem ocupadas com atividades produtivas e o novo Código Florestal não pode impedir ações dessa natureza.

 INVESTIMENTOS CHINÊS

Depois de dois anos de estudos de viabilidade econômica, o Chongqing Grupo de Grãos vai se instalar no estado e anunciou investimentos no município de Barreiras, a 880 quilômetros de Salvador, no Oeste baiano.  NA última sexta-feira (18), em Salvador, a comitiva chinesa esteve reunida com representantes do governo estadual. No encontro, realizado na sala de reuniões da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), o secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles, representou o governador Jaques Wagner.

Na oportunidade, Salles reiterou a disponibilidade do Estado em dar condições para que o Chongqing inicie a construção da indústria de beneficiamento de soja. "Vocês escolheram a melhor região do Brasil para realizar o empreendimento. Temos ali os maiores índices de produção do mundo. São mais de um milhão de hectares de área plantada de soja". Segundo o secretário, em 2010, a Bahia ampliou a relação com a China, inclusive com a instalação de um escritório naquele país. "Nos últimos anos, realizamos várias visitas à China, com a intenção de estimular esse comércio bilateral".

Em 11 de abril, o governador acompanha a presidente Dilma Rousseff em viagem oficial à China. "Será uma oportunidade para assinarmos o protocolo de intenções. O governador se prontificou em encontrar com os representantes do grupo durante a viagem", explicou o secretário.