6. Os parlamentares e o poeta José Carlos Capinam, coordenador do projeto, ouviram da ministra palavras incentivo à preservação e divulgação da cultura negra e a promessa de apoio ao pleito: a liberação dos R$ 6 milhões que faltam para o término das obras do museu e construção do Memorial da Diáspora, além do envio, pelo governo Dilma, de projeto de lei ao Congresso incorporando o museu à rede federal.
15. Para acompanhar o andamento das oficinas, a coordenadora do Plano, Andréia Bragagnolo, estará em Teixeira de Freitas nessa segunda-feira para a continuidade das ações promovidas pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado da Bahia (CODES), que buscam incentivar e promover o desenvolvimento daquela região.
16. Os ciclos são divididos em oficinas e seminários regionais, municipais e temáticas. Ao todo, 13 municípios e distritos são abrangidos pelo Plano. São eles: Mucuri; Nova Viçosa; Caravelas; Ibirapuã; Lajedão; Alcobaça; Teixeira de Freitas; Medeiros Neto; Prado; Vereda; Itanhem; Itamaraju; Jucuruçu.
17. O vereador Sandoval Guimarães (PMDB) formalizou indicação ao prefeito João Henrique solicitando intervenções urgentes na região do Rio Jaguaripe. Segundo o vereador, os moradores de Piatã, Bairro da Paz, Trobogy, Placaford e adjacências estão preocupados com a situação dos canais, principalmente com a proximidade do período das chuvas em Salvador.
18. "É preciso que sejam tomadas medidas urgentes para evitar que a população sofra com as chuvas na cidade. A Prefeitura de Salvador tem que fazer ações preventivas no sentido de minimizar o sofrimento da população e os estragos causados pelas chuvas", declarou Sandoval Guimarães.
19. Os avanços no tratamento de pacientes com deficiência auditiva estão entre os assuntos que irão pautar, nos próximos dias 24 e 25 de março, na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Av. Bonfim, Largo de Roma), as discussões do III Curso Internacional de Implante Coclear - procedimento conhecido como cirurgia do "ouvido biônico".
20. O evento chama atenção para os resultados de um programa da instituição que vem possibilitando, de forma pioneira na Bahia, a realização dessas cirurgias através do SUS. Segundo dados do IBGE, cerca de 5,7 milhões de pessoas no país são portadoras de alguma limitação auditiva.
21. O projeto Educar para Construir, viabilizado pelo governo baiano, acaba de ganhar um prêmio nacional concedido pelo Fundo Itaú de Excelência Social, o FIES 2010. Ele concorreu com 278 projetos de todo o Brasil, na categoria Educação para o Trabalho. O programa já capacitou 1,7 mil estudantes de Salvador, nas áreas de construção civil e esporte, e tem uma taxa de empregabilidade de mais de 75%.
22. O projeto é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), através do Programa Jovens Baianos, com a ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM).
23. De Sílvio Luis transmitindo o jogo Palermo 1x0 Milan: "A cobra vai fumar na Líbia".
24. E o Rasta do Pelô achando que Barack Obama viria ao bairro da Liberdade, em Salvador. O "home" se mandou para o Rio.
25. A presidenta Dilma visitará os Estados Unidos no segundo semestre deste ano.
26. A ampliação da parceria entre a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e a Secretaria Municipal da Reparação (Semur), na luta contra a discriminação racial, a violência contra a mulher e a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), foi tema de conversa entre o secretário Almiro Sena (SJCDH) e o secretário Ailton Ferreira (Semur).
27. A Bahia é o segundo estado do país em recursos recebidos do Ministério da Educação (MEC) para a execução do Censo Escolar, ficando atrás apenas do Maranhão. Em 2011, houve um aumento de 22% em relação ao ano anterior.
28. Com um fluxo anual de 35 mil turistas por ano, o Memorial de Irmã Dulce deve receber mais de 100 mil visitantes de outros estados e países, após a beatificação da freira, que ocorrerá no dia 22 de maio, em Salvador. A informação é da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita Pontes.
29. Para receber os visitantes e suportar o grande fluxo de peregrinos que passarão mensalmente pelo local, será preciso realizar obras de requalificação no Largo de Roma. Os recursos necessários para as obras, que chegam a R$ 5 milhões, já foram assegurados pela Secretaria de Turismo do Estado, junto ao Ministério do Turismo.