Política

RELATOR DO CÓDIGO FLORESTAL FAZ PALESTRA NO AGROCAFÉ, EM SALVADOR

veja
| 18/03/2011 às 10:07
Na próxima segunda-feira, 21, o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP), relator do Novo Código Florestal estará em Salvador para participar do 12º Simpósio Nacional do Agronegócio Café, o Agrocafé.

A presença do relator na Bahia coincide com um momento decisivo para os rumos da economia do estado, que tem na agricultura uma das suas principais vocações. Nos próximos dias, o Relatório deverá ser aprovado na Câmara Federal, trazendo embutido o Artigo 47, que proíbe a abertura de novas áreas agrícolas durante cinco anos.

O Artigo 47 prejudica o Nordeste como um todo, mas, especialmente a agricultura baiana, tanto empresarial, como familiar. Só no Oeste, onde está o bioma do cerrado, maior pólo agrícola do estado, e um dos maiores do Brasil, existem 1,8 milhões de hectares cultivados, e outros 1,8 milhões de hectares que poderiam ser abertos, respeitando todos os parâmetros ambientais, dobrando a capacidade produtiva da região.

A medida afasta novos investimentos, sobretudo na agroindústria e trava o desenvolvimento regional e estadual. Na Caatinga, bioma que cobre 70% do território baiano e concentra as populações mais pobres, a moratória florestal limita os investimentos públicos em projetos sociais para milhares de agricultores familiares.

Os produtores, que defendem a exclusão da Caatinga e do Cerrado nordestinos da moratória florestal, irão se reunir com o deputado Aldo Rebelo durante o Agrocafé. Rebelo fará palestra às 16h, mas estará presente no evento desde a abertura