Política

COLÉGIO ANTÔNIO VIEIRA FESTEJA 100 ANOS NA CÂMARA DE SALVADOR

Veja
| 17/03/2011 às 23:27
Santuário Nossa Senhora de Fátima teve sua pedra fundamental lançada em 13 de maio de 1932
Foto: Divulgação
Por Marivaldo Filho 


"Vivi a cada dia no Colégio Antônio Vieira com a certeza de que estava no lugar certo. Meu colégio, minha segunda casa, meu Vieira. Só tenho a agradecer por tudo o que ele me proporcionou. Nos próximos anos, quando alguém me perguntar onde eu estudei, terei o maior orgulho em dizer que eu fui, sou e sempre serei aluna do Colégio Vieira".

Os sentimentos de alegria e gratidão da aluna do 3º ano do ensino médio e vice-presidente do grêmio estudantil, Gabriela Lago, foram compartilhados por funcionários, padres, alunos e pais de alunos do Colégio Antônio Vieira. A instituição celebrou seu centenário completado no dia 15 de março, em sessão especial realizada na noite desta quinta-feira (17), no plenário da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Henrique Carballal (PT).

Outro depoimento emocionante foi o do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), Paulo Maracajá, que estudou no Vieira entre 1959 e 1961. "Passei grandes momentos da minha vida nesse colégio onde, hoje, minha filha é professora. O Vieira é sinônimo de excelência. Quando soube que os 100 anos seriam comemorados nessa augusta e querida Casa pensei: ‘É para lá que eu vou'. Meus filhos e netos estudaram lá. Quando tiver bisnetos também estudarão no Vieira", declarou.

Após os vereadores Carballal, Pedro Godinho (PMDB), Carlos Muniz (PTN), Dr. Pitangueira (PRB) e Geraldo Júnior (PTN) entregarem a placa comemorativa pelos 100 anos do Colégio Antônio Vieira, o autor da iniciativa da homenagem destacou a importância da instituição.

"Mais do que preparar estudantes para o vestibular, o Vieira forma pessoas com valores e cidadãos. Nesta noite, a Câmara Municipal de Salvador reconhece e agradece a todos os padres, professores, funcionários e todos que fazem parte desta grande família pelos serviços prestados para soteropolitanos e baianos", afirmou Henrique Carballal.

O presidente da Câmara, vereador Pedro Godinho, parabenizou a proposta de homenagear o centenário do Vieira. "Parabenizo o vereador Carballal por esta brilhante iniciativa. É uma instituição muito importante para nossa cidade, nosso estado e nosso país".

Apresentações culturais também marcaram a sessão especial. Primeiro, o maestro Paulo Emílio Barros executou o Hino Nacional com um bandolim. Depois, foram realizadas duas apresentações musicais pelo professor Sérgio Silveira. Um vídeo intitulado "Sempre Vieira" também foi exibido no Plenário Cosme de Farias.

Fizeram parte da mesa durante a sessão, além de Paulo Maracajá e Carballal, que presidiu a solenidade; o diretor do Vieira, Domingos Mianulli; o presidente da Agência Nacional de Petróleo, Haroldo Lima; o padre da Província Brasil Nordeste, Miguel Martins Filho; os professores do Vieira, Altraci de Azevedo e Dores Margarete Souza; o presidente da Associação de Ex-Alunos do Vieira, Armando Magnavita Filho; o representante dos alunos do EJACAV (Educação de Jovens e Adultos do Colégio Antônio Vieira), Jorge Neres; o presidente da Associação de Pais e Mestres do Vieira, Gregório Rechmann; e a presidente da Comissão de Funcionários do Vieira, Rosangela de Jesus.

História

O Colégio Antônio Vieira, obra dos jesuítas da Província Brasil Nordeste, iniciou suas atividades em Salvador no dia 15 de março de 1911. Neste ano, acolheu um pequeno grupo de sete alunos numa sede provisória, uma casa situada à Rua do Sodré nº 43.

No mês de outubro de 1912, diante do rápido aumento do número de alunos, que já eram 347 estudantes, o Colégio transferiu sua sede para a Rua Coqueiros da Piedade nº 7. Em 1926, foi comprado um terreno da antiga Fazenda Garcia, onde seria construído, de 1930 a 1932, o que viria a ser a sede atual. Desde 1970, abriu suas portas para jovens e adultos, no curso noturno gratuito, o EJACAV. Atualmente, são 4.550 alunos que estudam no Colégio Antônio Vieira.