O deputado estadual Pedro Tavares, vice-líder do PMDB na Assembleia, requisitou a recuperação imediata da BA -046, único acesso do município de Barro Alto a Salvador. Devido a falta de infraestrutura, o trecho de 36 km tem sido realizado em uma hora, quando na verdade poderia ser feito em 20 minutos se houvesse condições de tráfego.
A estrada que está sem reparos há seis anos tem causado muito transtorno a população dos municípios de Barra do Mendes, Canarana e Barro Alto por onde a rodovia perpassa.
A precariedade da pista aumenta o sofrimento dos pacientes de média e alta complexidade que são obrigados a se deslocarem para Irecê em busca de atendimento médico, antecipam e desgastam exaustivamente a ida dos estudantes matriculados em escolas do distrito Lagoa Funda e dos povoados de Cafelândia, Covão, Segredo e Lagoa dos Carros. "Os universitários dessa região tem que adiantar a ida em horas para chegar na aula a tempo da chamada", disse o prefeito de Barro Alto, Orlando Amorim Santos (PMDB).
Preocupado com a população local, Tavares que recebeu o prefeito Orlando no gabinete se comprometeu em lutar pela recuperação da BA - 046. "Não basta só fazer indicação, temos que cobrar a execução de um pedido do povo que afeta as condições de sobrevivência. A precariedade da rodovia atrapalha não só o ensino dos munícipes como também os investimentos e favorece a abordagem de marginais".