VIDE
Em pronunciamento na tarde desta quarta-feira (16) na Assembleia Legislativa, o deputado Bruno Reis (PRP) aproveitou a data de aniversário do governador Jaques Wagner (60 anos) para pedir um presente aos baianos.
"Governador, o senhor deveria abortar a ideia de implantar na Bahia uma usina nuclear.". De acordo com o deputado, "milhões de pessoas em todo o mundo têm sido bombardeadas com as imagens dramáticas do Japão depois do terremoto e tsunami e, agora, o terceiro país mais rico do mundo convive com a possibilidade de uma contaminação nuclear, em conseqüência das explosões na usina de Fukushima".
Há alguns dias, depois de uma viagem à Coreia do Sul, Jaques Wagner admitiu publicamente que está trabalhando para trazer uma usina nuclear para a Bahia. "Governador, sua ideia é muito infeliz. Além das explosões em Fukushima, em pouco mais de um mês (a explosão aconteceu em abril de 1986) o mundo vai lembrar os 25 anos da explosão da usina de Chernobyl, na Ucrânia", disse Bruno Reis.
"A Bahia não pode seguir na contramão da história", acrescentou o deputado, lembrando que a explosão de Chernobyl provocou a morte de muita gente contaminou milhares de pessoas.
Bruno Reis disse, ainda, que a Constituição da Bahia proíbe a instalação de usina nuclear. "Para colocar a sua ideia em prática, o governador terá de trabalhar para alterar a Constituição. Tenho certeza que os ambientalistas e a sociedade não vão aceitar que isto ocorra." De acordo com Bruno Reis, o governador Jaques Wagner deveria incentivar a implantação de usinas eólicas e de biomassa no Estado.
"Recentemente o governo anunciou a implantação de uma usina eólica em Guanambi, Igaporã e Caetité. Portanto, antes de falar em usina nuclear, o governador deveria pensar na segurança da sociedade e investir na geração de energias alternativas."