Política

BANCADA DO PT LUTA PELA APROVAÇÃO DO VOTO ABERTO NA ASSEMBLEIA

vide
| 15/03/2011 às 15:17

Em seminário, de iniciativa da deputada petista, Luiza Maia, para discutir o fim do voto secreto no parlamento, a Bancada do Partido dos Trabalhadores, na Assembleia Legislativa da Bahia, reafirmou o compromisso de lutar pela aprovação da PEC, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça, a favor do voto aberto na Casa.

Em nome da Bancada, o líder do PT, deputado Yulo Oiticica, declarou que o voto aberto é uma exigência da democracia contemporânea e que o voto secreto serve para proteger as irregularidades dos deputados e o seu poder de barganha, além de ser um desserviço à sociedade democrática.

"Nós da Bancada do PT sempre discutimos, internamente, por um voto comum e sempre que não há consenso liberamos a nossa bancada. Hoje, somos 14 deputados e como o voto aberto é rotineiro entre nós, estender essa prática ao plenário é favorável. O voto secreto nos parlamentos é aceitável em tempos autoritários, onde a tortura e o assassinato são utilizados para calar as vozes e consciências", afirmou o líder.