Política

CÂMARA DE SALVADOR HOMENAGEIA CASTRO ALVES NA DATA DO SEU NASCIMENTO

vide
| 11/03/2011 às 19:28

A importância do poeta Castro Alves (1847-1871) para as letras brasileiras é mais do que reconhecida e a Câmara Municipal de Salvador reserva o dia 14 de março, data do seu nascimento, para homenagear, em sessão solene regimental, este baiano de Muritiba que lutou pela igualdade entre brancos e negros. A atividade deste ano será às 15h, no Plenário Cosme de Farias, e o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), mais uma vez, estará à frente do evento.

A sessão regimental terá como palestrante o empresário e imortal da Academia de Letras da Bahia, Joaci Goés, que falará sobre "Castro Alves, expressão política e social - vida, arte e romantismo".

No ano passado, em discurso contextualizado, o vereador Odiosvaldo Vigas frisou que "o pensamento de Castro Alves ainda é atual, pois ele lutava pelo bem-estar dos negros". A trajetória de vida do poeta, notadamente a sua luta abolicionista, é vista por historiadores como um marco para a época.

O vereador Odiosvaldo Vigas lembra que a causa abolicionista fortaleceu a obra de Castro Alves e serviu como argumento essencial para haver no país a igualdade entre todos os brasileiros. "A obra de Castro Alves continua sendo um livro aberto sobre os direitos humanos. Além do valor literário, configura-se como uma bandeira libertária onde a poesia prima por trazer liberdade, igualdade e fraternidade, pilares consagrados na revolução francesa", destaca o vereador Odiosvaldo Vigas.