O vereador Alfredo Mangueira (PMDB) apresentou na Câmara Municipal o Projeto de Indicação nº 20/11, no qual propõe a criação, em Salvador, do Comitê Gestor do Memorial das Baianas. A sugestão, feita ao prefeito João Henrique Carneiro, tem como objetivo possibilitar o repasse de recursos federais para a manutenção e realização de melhorias no espaço cedido pela Prefeitura à Associação das Baianas, na Praça da Sé.
Alfredo Mangueira destaca que existem verbas para serem aplicadas no setor, mas que a sua liberação depende da instalação de um comitê gestor.
"Para isso, é preciso a participação do Poder Público, através da Saltur, Fundação Gregório de Matos, Secretaria da Reparação e demais órgãos, além da Associação das Baianas de Acarajé da Bahia", esclarece o vereador.
De acordo com Mangueira, o local não tem recebido apoio oficial do Município e necessita ser recuperado, com a climatização do ambiente e segurança adequada "para recepção digna dos cerca de mil visitantes diários, a maioria estrangeiros". O vereador ressalta a importância de se preservar o local, lembrando que "o acarajé baiano é patrimônio imaterial da humanidade e patrimônio municipal de Salvador".