Política

DEPUTADO LUISINHO SOBRAL PROPÕE CRIAÇÃO DE COMISSÃO DA COPA NA ALBA

vide
| 21/02/2011 às 17:27

O deputado estadual Luizinho Sobral (PTN) propôs hoje criação, na Assembléia Legislativa, de uma Comissão Especial para a Copa do Mundo 2014 a funcionar até o fim da atual legislatura, a fim de acompanhar as ações, projetos e práticas da organização e planejamento, com vistas a garantir a preparar a cidade de Salvador, a região metropolitana e municípios do entorno, para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.


"O Governo da Bahia já se mostrou atento a essa realidade, e em busca de alternativas e ações consistentes, criou a Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (SECOPA) com a finalidade de acompanhar e fiscalizar as ações e projetos do Governo do Estado nas áreas de mobilidade urbana, infraestrutura, turismo e hotelaria, inclusão social, meio ambiente, segurança, construção da nova arena (Arena Fonte Nova) e outras correlatas. A SECOPA também articulará e compatibilizará as ações no âmbito estadual com as responsabilidades dos outros entes federados (Prefeitura e União).

De igual modo exercerá ainda papel articulador junto às entidades esportivas, especialmente a FIFA, junto à iniciativa privada e demais órgãos estatais, para-estatais e da sociedade civil organizada. Já a Assembléia precisa acompanhar e contribuir com o tema e com o processo de organização do evento esportivo que têm predominado na sociedade brasileira e em especial na baiana", enfatizou. O requerimento já conta com as assinaturas necessárias para encaminhar a indicação ao presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo.

 

 

REQUERIMENTO N.º

 

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA BAHIA

 

 

Os deputados infra-firmados, amparados nas disposições regimentais expressas no inciso II do art. 47, combinado com o Inciso I do Art. 53 e o Art. 54 da Resolução 1193, de 17 de janeiro de 1985, que dispõe sobre o Regimento Interno da Assembléia Legislativa, requerem a criação da COMISSÃO ESPECIAL PARA A COPA DO MUNDO 2014, composta por 08 (oito) membros titulares e 04 (quatro) suplentes, com funcionamento até o final da Legislatura com o objetivo de acompanhar as ações, projetos e práticas da organização e planejamento, com vistas a garantir a preparar a cidade de Salvador, a região metropolitana e municípios do entorno, para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

 

Como se sabe, a Copa do Mundo é um torneio disputado de quatro em quatro anos, por seleções de diversos países do mundo. Escolhido pela FIFA para sediar a Copa de 2014, o Brasil, atualmente, nas mais diversificadas instâncias do poder político, econômico e social debate e planeja os passos definitivos para a realização da competição de modo competente.

 

A apresentação desta proposição se justifica pela necessidade de assegurar ao poder legislativo baiano em caráter independente, acompanhar e contribuir com o tema e com o processo de organização, do evento esportivo, que têm predominado na sociedade brasileira e em especial na baiana.

 

O Governo da Bahia já se mostrou atento a essa realidade, e em busca de alternativas e ações consistentes, criou a Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 - SECOPA com a finalidade de acompanhar e fiscalizar as ações e projetos do Governo do Estado nas áreas de mobilidade urbana, infraestrutura, turismo e hotelaria, inclusão social, meio ambiente, segurança, construção da nova arena (Arena Fonte Nova) e outras correlatas. A SECOPA também articulará e compatibilizará as ações no âmbito estadual com as responsabilidades dos outros entes federados (Prefeitura e União). De igual modo exercerá ainda papel articulador junto às entidades esportivas, especialmente a FIFA, junto à iniciativa privada e demais órgãos estatais, para-estatais e da sociedade civil organizada.

Ante o acima exposto, deve-se enfatizar que a criação, em caráter especial, desta Comissão virá se constituir num poderoso instrumento para assegurar a participação ativa da Assembléia Legislativa, nos debates e discussões sobre a organização, planejamento e construção das condições necessárias para a realização da COPA DO MUNDO 2014.

 

Sala das Sessões, 18 de fevereiro de 2011.