Política

DEPUTADO MARCELO NILO INTERPELA NA JUSTIÇA RADIALISTA RAIMUNDO VARELA

vide
| 07/02/2011 às 20:01
Três casas Morro Ipiranga, Barra, são demolidas para dar lugar a mais um espigão
Foto: BJÁ

  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A questão agora é saber quem o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), vai manter nos cargos comissionados e quem ficará de fora. É claro, que nova legislatura, com novos deputados, sempre se mexe na configuração dos cargos. Até porque, deputados que perderam a eleição e não retornam à Casa, em tese, ficam sem esse direito.

  2. A lista de exonerados e devolvidos as secretarias de Estado, Prefeituras e órgãos públicos é grande e quem não tem padrinho forte, com certeza vai se apegar aos secretários de Estado no retorno. A jornalista Regina Maria Bartolo, retorna a Secretaria de Educação. Ao TJ retorna Renato Sigrifrid Sigismundo Snchindler Neto. Celeste Ainda de Teive Argolo dos Santos, a Secretaria de Planejamento. Mônica Auwly Piropo, a Secretaria de Segurança Pública.

  3. Só para a Secretaria de Saúde, para cuidar desse segmento, retornam: Maria da Glória Ressurreição, Otto Emanuel de Carvalho Filho, Paulo Sérgio Cerqueira Nogueira, Rita Conceição de Araújo, Rivanda Castro Leal, Maurício Antonio dos Santos Brandão, Silvia Nilo do Vale Moura Costa, Angelo Augusto Castro Lima, Cláudio Luis Conduru Mendes, Edson Luis de Almeida, José Carlos Marinho Ribeiro, Amenaide de Carvalho Moreira e outros.

  4. O secretário Jorge Solla deve agradecer penhoradamente. Vai ser um reforço bom para o Hospital Geral do Estado ou outro órgão da SESAB.

  5. Quer uma curiosidade! Retornam a Assembleia Legislativa do Estado do Pará Evani Araújo Ferreira e Suzana Meire dos Santos.

  6. Retorna a Empresa Gráfica da Bahia, Lázaro Miguel de Jesus Pinha; e a Prefeitura de Coité, José Carlos Mascarenhas e Elisane de Pinho Cana Brasil. (A lista completa está no Diário Oficial do Legislativo, da última sexta-feira, 4).
                                                      **

  7. O bloco parlamentar da Câmara Municipal de Salvador, liderado pelo vereador Alcindo da Anunciação (PSL), leva nesta terça-feira (08), a partir das 9h, o movimento Caravana SOS Salvador à Brasília com objetivo de obter ajuda para solucionar os problemas enfrentados pela atual administração da cidade.
 
  8. O grupo, composto ainda pelos vereadores Orlando Palhinha (PSB), Paulo Câmera, Joceval Rodrigues (PPS), Léo Kret (PR), Laudelino Lau (PSB), Sabá (PRB) e Jorge Jambeiro (PSDB), se encontrará com o ministro das Cidades, Mário Negromonte, e parlamentares baianos com votação em Salvador.

  9. O bloco pretende discutir e buscar apoio na capital federal para as dificuldades enfrentadas pelo prefeito João Henrique Carneiro (sem partido). Comissão Suprapartidária.
 
  10. Ainda dentro da questão da crise político-administrativa que parece não ter fim, o vereador Alcindo afirmou hoje que "a Câmara não pode cruzar os braços frente a essa situação". Nesse sentido, propôs que o Legislativo forme uma comissão suprapartidária para ouvir os secretários do município para se saber qual a real situação administrativa de Salvador.

  11. Ele também apresentou na sessão convite para que o secretário de Serviços Públicos, Oscimar Torres, empossado no cargo há um mês, fale na Câmara sobre suas propostas para a SESP e projetos da cidade.

  12. O deputado federal Nelson Pellegrino parabeniza o Secretário de Segurança Pública Maurício Telles pela decisão de implantar as Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) em Salvador. O parlamentar acredita que é necessário mesclar o programa Ronda nos Bairros com as UPPs, a depender das necessidades de cada bairro.

  13. Pellegrino acredita que o bairro do Beiru- Tancredo Neves é um bom exemplo de onde pode ser implantada uma base de policiamento comunitário. "No Beiru nós já temos o Território de Paz e a implantação de uma UPP pode ser benéfica.

  14. O MEC anunciou na última semana que irá distribuir kits "anti-homofobia" para escolas de ensino médio da rede pública. O material é composto por vídeos que serão exibidos nas escolas participantes do programa "Mais Educação".
 
  15. "Muitos alunos são vitimas de preconceito dentro das instituições de ensino, e isso também é observado em faculdades. Este grupo de pessoas sofre com as hostilidades no ambiente escolar, e com este projeto o MEC poderá trabalhar na formação do jovem. É na educação escolar e no ambiente familiar que preparamos nossos jovens para conviver respeitando a diversidade", pondera a vereadora Vânia Galvão (PT).


  16. As inscrições para o Prêmio de Fotografia Pierre Verger continuam abertas até o dia 18 de março. A premiação, uma das maiores do Brasil, é promovida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e tem como objetivo incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira.


  17. Podem concorrer ao prêmio fotógrafos brasileiros e estrangeiros com situação de permanência legalizada e maiores de 18 anos. Os projetos apresentados não podem ter sido premiados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da FUNCEB (Rua Gregório de Mattos, 29 - Pelourinho - Salvador/BA), de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, ou através dos Correios (envio à CAIXA POSTAL 2485, CEP 40.020-970, Salvador/BA).

  18. Almiro Sena, como divulgado em primeira mão pelo BJÁ, pode deixar a Secretaria de Justiça do Estado.

  19. A Polícia Militar (PM) da Bahia instaurou sindicância, por meio do Batalhão de Guardas, para apurar as circunstâncias que envolveram a participação do soldado Nelson Mores da Conceição na morte de Rodrigo Alves da Anunciação, no domingo (6), no bairro de Plataforma, em Salvador.

  20. Os fatos que geraram a morte serão apurados pela polícia judiciária e a PM ficará responsável por averiguar eventuais transgressões disciplinares.

  21. As empresas que patrocinam o Carnaval de Salvador já poluem os postes da cidade, inclusive a Petrobras. Será que esse pessoal não sabe o que é outdoor?

  22. Da série acredite se quiser: A SSP informa que  taxa de homicídios em Salvador apresentou redução de 14,6% e de 13,2 % na Região Metropolitana no mês de janeiro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. A modificação da tendência do quadro estatístico já se evidenciava em 2010, quando os números se mantiveram estáveis em relação aos do ano anterior.

  23. Do lançamento do Portal Oficial do Carnaval, pela empresa Salvador Turismo (Saltur) -
http://www.carnaval.salvador.ba.gov.br/ - no último dia 24, até as 15 horas desta segunda-feira, 07, um total de 23.363 pessoas entraram no ambiente virtual em busca de novidades e história da festa momesca da capital baiana.

  24. O governador Jaques Wagner continua na França.

  25. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou nesta segunda-feira (7) que vai continuar dando posse aos suplentes de deputados licenciados seguindo a lista dos mais votados dentro das coligações e não dos partidos.


  24. A decisão vai contra liminares recentes concedidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que determinaram a posse de suplentes do mesmo partido do deputado que se licenciou. Popó está mantido.

  25. "Vamos continuar cumprindo a lei, que estabelecem que os suplentes são da coligação. A Câmara continua com esse entendimento", afirmou Maia.

O presidente da Câmara disse inclusive que as liminares só serão cumpridas depois de um processo interno. "A corregedoria da Casa fará uma análise [da liminar]. Não podemos tirar o direito de defesa de um deputado."


  26. Segundo Maia, a decisão não é uma afronta ao Supremo, é apenas a "utilização de um critério universal".

  27. O senador mineiro Aécio Neves (PSDB) está processando o secretário nacional de comunicação do PT, deputado federal André Vargas (PR), por causa de declarações feitas pelo microblog Twitter durante a campanha eleitoral de 2010.


  28. Os advogados do tucano pedem R$ 500 mil de indenização por Vargas ter acusado Aécio de envolvimento na quebra do sigilo de políticos e de pessoas ligadas ao então candidato à Presidência José Serra (PSDB).

  29. O Brasil tem umas coisas que não dá para entender. Hoje teve um assalto em SP a uma joalheria com reféns, bandidos armados e tudo mais. Acabo de retornar de Lima, capital do Peru, 8 milhões de habitantes na região metropolitana. Mais pobre do que SP e até Salvador considerando sua periferia. Só no bairro perifério de Arequipa são 1 milhão de habitantes.

  30. Em Lima, existem centenas de joalherias nas ruas, sem a menor segurança nas suas portas. As lojas ficam nas ruas e praças, como lojas de sapatos e bolsas, com peças valiosas acima de 5 mil a 10 mil dólares, e nada de assalto.  Tem lojas só de rolex nas ruas. H. Stern existem em todos os shoppings, aeroportos, ruas mais chiques e nada de segurança. Aqui em Salvador, no Shopping Barra, a H Stern tem dois seguranças na porta.

  31. Mais ainda: em Miraflores, nessa época do ano, nas ruas dos hotéis e adjacências as lojas ficam abertas até às 9 da noite e não há seguranças em nenhuma delas. 

  32. Outro detalhe: jogos de azar em Lima são liberados. Existem dezenas de cassinos com todos tipos de jogos, de roleta, de dados, eletrônicos e outros. Alguns deles, no centro e em Miraflores funcionam 24 horas por dia. Nesses existem porteiros com cartolas e outros atrativos e seguranças discretos. 

  33. O deputado Marcelo Nilo interpelou judicialmente o radialista Raimundo Varela por considerar que sofreu calúnia e difamação (crime contra a honra), em declarações no seu programa da TV Itapoan, quando afirmou que durante o processo de reeleição à Presidência da Casa, teria rolado dinheiro.

  34. O apresentador Raimundo Varela utilizou gestos com o polegar e o indicador insinuando que Marcelo teria utilizado recursos financeiros para beneficar-se. Dois deputados teriam confidenciado ao apresentador tal afirmativa, além de adjetivações do uso de avião e outros.

  35. Através de advogado pessoal a ação já foi protocolada na Vara Criminal do Judiciário, em Salvador.

  36. Varela será intimado para confirmar ou não suas declarações e mostrar provas que possui, sob pena de responder a uma ação penal.

  37. Sendo Marcelo presidente da Alba poderá representar ao Ministério Público para que promova a ação penal ou mesmo propoo-la diretamente.