O prefeito de Salvador, João Henrique, anunciou hoje uma ampla reforma no secretariado com o objetivo de dinamizar a administração municipal, promover um período de ajuste nas contas e preparar a cidade para novos desafios, como projetos de infraestrutura e mobilidade urbana que precisam ser colocados em prática nos próximos dois anos dentro dos preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2014.
Os novos titulares de pastas importantes anunciados hoje seguem a tendência de dar um perfil mais profissional para a administração e foram escolhidos diretamente pelo prefeito, sem indicação de partidos aliados. "Vamos oxigenar a administração municipal para fazer uma gestão que atenda às expectativas da população", informou o prefeito, acrescentando que as mudanças também buscaram valorizar funcionários de carreira no quadro administrativo.
Em reunião com o secretariado, realizada no final da tarde de ontem, o prefeito informou a necessidade de mudanças administrativas e obteve apoio de todos os auxiliares, que colocaram os cargos a disposição. "Não cabe aqui responsabilizar ninguém diretamente, mas a Prefeitura estava deixando de atender a população em alguns momentos e eu quero os novos secretários completamente alinhados comigo, com o novo momento e com a busca de uma gestão eficiente", destacou.
Conforme João Henrique, as prioridades da administração para os próximos anos são, além do ajuste nas contas, otimização da prestação de serviço nas áreas de educação, saúde e ação social, assim como um enfrentamento mais sistemático do problema do trânsito.
MUDANÇAS
Para a Secretaria de Fazenda, o prefeito indicou o auditor fiscal de carreira do município Artur Matos. A Subsecretaria de Fazenda também será ocupada por um nome do quadro de servidores, com a analista fazendária Sandra Naira. Já a Ouvidoria Geral será comandada por Humberto Viana.
O novo chefe da Casa Civil será o vereador Alfredo Mangueira, enquanto a secretaria de Saúde será preenchida pelo vereador Gilberto José. Além dos novos integrantes da equipe, o prefeito João Henrique anunciou a ida para a Secretaria de Transportes e Infraestrutura (Setin) do secretário de Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad) Marcelo Abreu. No lugar de Abreu, ficará interinamente o subsecretário Emerson Palmeira. A diretora de operações da Limpurb Ângela Fernandes passará a acumular interinamente a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e a presidência da Limpurb.