A vereadora Vânia Galvão (PT), realizou ontem (08), uma audiência pública que discutiu a formação de professores. De acordo com Penildo Filho, diretor do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Salvador tem cerca de 58.806 professores sem formação inicial atuando na rede municipal.
Para formação desses profissionais já existe, desde 2009, o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, criado pelo Governo Federal. Mas, percebeu-se também, a necessidade de formar professores que atuam em escolas e creches comunitárias de Salvador.
E, esta audiência foi realizada com objetivo de reunir os agentes envolvidos com educação na Bahia e no Município, para que possam divulgar e incentivar profissionais atuando em organizações comunitárias, para que busquem essa formação, que é gratuita. Para Vânia Galvão, o objetivo da audiência foi cumprido, "todos os representantes das escolas e creches que estiveram presente foram informados sobre a importância de uma boa formação para o fortalecimento da educação de base", ressaltou a vereadora.
Hoje, as universidades federais e estaduais da Bahia, além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), fazem parte do Programa. Somente na Universidade Federal da Bahia (UFBA), estão sendo oferecidas para 2011.1 450 vagas para professores que já estão em sala de aula e estão sem formação adequada. Segundo Vânia Galvão, a inserção das organizações comunitárias e das creches é um grande e importante avanço para melhoria da educação básica. "As entidades que trabalham com educação básica precisam conhecer a oferta de vagas das universidades na Bahia, para que tenhamos profissionais com formação adequada em sala de aula", finaliza.
Estiveram presentes na audiência pública o diretor do IAT, Penildon Filho, a representante da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Norma Neide, a professora Risonete Batista da Pró-reitoria de graduação da UFBA, a professora Gilmaria Cunha, representante do Secretario Municipal de Educação, Cultura e Lazer (Secult), além de professores e profissionais interessados pela temática. Informações sobre os cursos disponíveis, bem como período de inscrições estão disponíveis no site http://www.iat.educacao.ba.gov.br/.