O Ecotime - grupo operacional do Programa de Responsabilidade Socioambiental - Câmara Sustentável apresentou nesta quinta-feira (4) os primeiros resultados alcançados. O relatório de atividades realizadas contendo diagnóstico, gráficos e recomendações técnicas foi encaminhado ao presidente da Casa, vereador Alan Sanches (PMDB), aos três diretores e ao controlador.
Dentre as medidas adotadas pelo programa estão leitura diária dos hidrômetros, vistoria das instalações para controle de vazamentos, limpeza dos reservatórios, pesquisa de hábitos de consumo dos usuários do Edifício Bahia Center e implantação da coleta seletiva de papel e jornal.
A campanha "Doe seu jornal, não custa nada e vale muito", promovida em parceria com a organização não governamental Paciência Viva, arrecadou 3,5 toneladas de papel reciclável. O site da entidade, http://www.pacienciaviva.org.br/ apresenta a relação dos apoiadores da campanha e demonstra que a Câmara é responsável pelo maior volume de doações do setor público.
Para o diretor financeiro Eric Lins a iniciativa deve ser ampliada. "Em 2011 a Câmara precisa intensificar essas medidas para o consumo consciente de água, energia elétrica, papel e copos descartáveis. É uma ação da maior importância para a gestão responsável dos recursos ambientais e do dinheiro público", destacou.
Prioridades para 2011
No encontro, o coordenador do grupo Eduardo Cohim enfatizou a necessidade de dar continuidade ao programa lançado na atual gestão, destacando como prioridades o uso racional de energia elétrica, a redução do consumo de papel por meio de tecnologia virtual e a substituição dos copos descartáveis por garrafas plásticas individuais. Ele ainda incentivou o uso da intranet e do e-mail corporativo para diminuir a circulação de papel na Casa.
O chefe do Setor de Compras, Ednilson Cruz apoiou a iniciativa. "Sugiro que a Câmara adquira as garrafas e imprima a logomarca da Casa para distribuir a todos os servidores. Será uma enorme economia, além de ecologicamente correto", afirmou.
Os membros do Ecotime agradeceram o apoio das empresas CSC e RCI, a Assistência Militar, a Assessoria de Comunicação e a Mesa Diretora da Câmara, que vem contribuindo para o êxito das ações do programa.
Participaram do encontro o vereador Everaldo Bispo (PMDB), gestores, o supervisor da CSC Sérgio Almeida e o presidente da Paciência Viva Cláudio Deiró.