3. Em Roma, hoje, o papa Bento XVI meteu sua colher na política brasileira e condenou o aborto. Clamou para que um grupo de bispos brasileiros orientem politicamente fiéis católicos, sem mencionar diretamente as eleições que acontecem no próximo domingo. "Os pastores têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas."
4. O papa reiterou a posição católica a respeito do aborto, condenando o uso de projetos políticos que defendam aberta ou veladamente sua descriminalização.
Segundo ele, a democracia só existe quando "reconhece e tutela a dignidade de toda a pessoa humana".
5. Bento XVI fez um "vivo apelo a favor da educação religiosa" nas escolas públicas e pediu ainda pela presença de símbolos religiosos em locais públicos. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é citado como um exemplo de monumento que contribuiu para o "enriquecimento da cultura, ao crescimento econômico e ao espírito de solidariedade e liberdade".
6. O aborto ganhou espaço na mídia e na boca dos candidatos a presidente Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no final do primeiro turno, impulsionados pela movimentação de igrejas evangélicas e segmentos católicos que pregavam voto anti-Dilma Rousseff (PT) e pró-vida --a petista já defendeu a prática.
7. Dilma disse que a posição do papa deve ser respeitada e Serra elogiou a atitude papal. Mas, a essa altura da campanha essa fala de Bento XVi não vai influir no pleito. Até porque, Dilma fez uma contra-ofensiva em relação a esse tema mobilizando evangélicos e outros e isso surtiu efeito.
8. A partir desta sexta-feira, 29, não há mais campanha. Só o debate na Rede Globo. Importantíssimo. Ainda existem 4% de indecisos e dos 82% dos que já definiram o voto, 13% deste pessoal admitem que podem mudar.
**
7. Eleitor no município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, onde disputou a prefeitura nas eleições municipais de 2000, o governador Jaques Wagner vota às 9h30 deste domingo (31), no Colégio Municipal Lídia Coelho Pinto, em Arembepe (Rua Guilherme Machado, s/n), onde dá entrevista coletiva à imprensa, às 9h40min.
8. Em seguida, o governador e a primeira-dama do estado, Fátima Mendonça, viajam para Brasília (DF), onde acompanharão o andamento do segundo turno das eleições 2010, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata Dilma Rousseff.
9. O prefeito João Henrique diz que a beatificação de Irmã Dulce é uma ótima notícia para a população de Salvador, cidade onde a religiosa nasceu, em 1914, e onde realizou a maior parte da sua grande obra social.
10. "Irmã Dulce foi e sempre será um grande exemplo para todos nós, para que tenhamos sempre em mente que precisamos de fé, perseverança, vontade de ajudar ao próximo e muito trabalho para poder melhorar de verdade a vida das pessoas que mais precisam", assegura JH.
11. Por iniciativa do vereador Edson da União (PMN), a Câmara realizou audiência pública nesta quinta-feira (28), no edifício Bahia Center, anexo do Legislativo, para debater revitalização do Mercado São Miguel, localizado na Baixa dos Sapateiros. Os comerciantes apresentaram as dificuldades do estabelecimento e solicitaram mais segurança para o local.
12. A coordenadora geral do escritório de referência da Secretaria Estadual de Cultura, Beatriz Lima, informou que "os recursos para a revitalização do mercado já estão garantidos, mas é preciso aguardar a entrega do espaço pela Prefeitura e a liberação do IPHAN".
13. Também participaram da audiência, o chefe do setor de mercado da Sesp, Edson dos Santos Júnior; o presidente do Mercado São Miguel, Osvaldo Bailado, e o representante da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), capitão Barros.
14. Com 154 apartamentos, 32 lofts e 40 lineares, o Ceasar Business Salvador Bahia, localizado no bairro da Pituba, é o mais novo empreendimento da Hotelera Posadas, maior operadora hoteleira de origem latino-americana, com mais de 20 mil apartamentos, em 51 destinos no Brasil, Argentina, Chile e México. Construído em parceria com a Fator Realty, esta é a primeira unidade do grupo no Nordeste.