Representantes da rede de atenção à criança e ao adolescente participaram na tarde desta quinta-feira (28), no Centro de Cultura da Câmara Municipal, da apresentação do Termo de Compromisso do Turismo para o Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na Região Nordeste.
O instrumento, que atua como um código de conduta, objetiva unir a sociedade civil e o trade turístico para a prevenção e combate da prática nos nove estados nordestinos.
Segundo a coordenadora do Comitê de Enfrentamento no Nordeste e representante do Comitê Nacional, Márcia Cristine, a intenção é qualificar o setor turístico, ampliando a proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes.
O apoio da Câmara Municipal de Salvador, através da Frente Parlamentar de Prevenção e Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, foi destacado pelo coordenador do Comitê Estadual de Enfrentamento, Waldemar Oliveira.
O presidente da Frente Parlamentar, vereador Paulo Câmara (PSDB), ressaltou a importância do Legislativo no combate à prática, através da elaboração de leis e da interação com os diversos setores da sociedade, em especial com as organizações não governamentais.
Palestrante no encontro, a socióloga e pesquisadora Marlene Vaz chamou a atenção para a inexistência de uma rede de enfrentamento efetiva. Também estiveram presentes o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Amaro Freitas; a superintendente da Secretaria de Turismo do Estado, Rita Magalhães; e Jucileide Anunciação, representante da Juventude no Comitê Estadual.