Política

SOUTO DIZ QUE PROGRAMA DE SERRA CONTEMPLA INTERESSES DA BAHIA

vide
| 19/10/2010 às 17:23

Confiante na vitória de José Serra no próximo dia 31, o presidente do Democratas da Bahia, ex-governador Paulo Souto, declarou hoje (19) que a a Bahia estará muito bem servida a partir de 2011, pois o programa de governo do tucano é o que melhor contempla os interesses de nosso estado.


"Há muito tempo a Bahia não estava tão presente num programa de governo como é agora com Serra. São obras e ações fundamentais para o desenvolvimento da Bahia em setores como infra-estrutura, saúde, segurança e educação que foram incorporadas a um programa de governo viável e que será executado a partir de primeiro de janeiro do próximo ano", disse o ex-governador.


Souto destaca que desde o início deste ano a equipe responsável pelo programa de sua candidatura ao governo baiano vem se reunindo com a equipe nacional chefiada por Xico Graziano para dar todos os subsídios ao plano de ação dos tucanos. "Foi um trabalho integrado como poucas vezes se viu. E o resultado é uma proposta concreta que vai beneficiar diretamente os baianos".


Entre os principais projetos da Bahia incorporados no programa de governo da coligação PSDB/DEM estão a implantação de 20 Policlínicas para Consultas e Exames em todas as regiões do Estado, de um Hospital de Referência do Câncer, em Salvador e o apoio à implantação de cinco hospitais regionais no interior do estado.


"Serra pretende implantar 10 Faculdades de Tecnologia e cerca de 100 mil vagas em Escolas Técnicas Profissionalizantes, além de apoiar estados e municípios no desenvolvimento dos ensinos básico e fundamental. E também vai apoiar a retomada da recuperação do Centro Histórico de Salvador", explica Souto.


Na área social, a proposta do tucano prevê ampliar e melhorar o Bolsa Família, elevar o salário mínimo para R$600,00 e dar um reajuste de 10% no valor das aposentadorias. Além disso, vai trabalhar para antecipar a Agenda 21 e erradicar a miséria até 2014. "Com Serra, pelo menos 100 municípios baianos receberão sistema de rede de esgoto tratado e a oferta de aterros sanitários e aterros simplificados será universalizada", disse Souto.


Para melhorar a infra-estrutura da Bahia, Serra pretende construir novos aeroportos em Vitória da Conquista, Ilhéus e Porto Seguro e reformar e ampliar os de Salvador e de Barreiras. Vai construir uma 3ª. pista nos dois sentidos da rodovia Salvador-Feira e duplicar as BR 101 e 116 no nosso estado. Também vai modernizar e ampliar os portos da Bahia, para dinamizar nossa economia e gerar mais empregos para os baianos, além de  concluir o Metrô de Salvador, com 12 km de linhas (não apenas os seis do atual metrô calça-curta) e com 50 km de bondes modernos articulados, solucionando de vez a situação caótica do trânsito de Salvador