Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal após as eleições, o balanço dos resultados das urnas dominou os debates. O presidente Alan Sanches (PMDB), eleito para a Assembleia Legislativa, parabenizou os colegas que disputaram o pleito pela votação expressiva, mesmo que a maioria não tenha conseguido se eleger. E fez uma referência especial aos novos deputados Sidelvan Nóbrega (PRB), estadual, e Erivelton Santana (PSC), federal.
A vereadora Olívia Santana (PCdoB), emocionada, saudou a deputada federal Lídice da Mata (PSB), que se elegeu para o Senado: "Será a primeira senadora da história da Bahia e hoje é o principal quadro feminino da política baiana, num cenário dominado pelos homens". Diversos vereadores também se pronunciaram destacando a eleição dos novos senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro, dois ex-vereadores de Salvador, e a reeleição do governador Jaques Wagner.
Relação com o Executivo
O presidente Alan Sanches pediu aos colegas apoio ao projeto de lei de sua autoria, apresentado no ano passado, que estabelece o comparecimento de todos os secretários municipais à Câmara, a cada seis meses, o que atualmente só é exigido do titular da Secretaria da Fazenda. A medida, segundo ele, tem o objetivo de facilitar a fiscalização dos atos do Executivo, uma atribuição do Legislativo, já que dificilmente os requerimentos pedindo informações são respondidos.
"Há três meses a presidência da Câmara não consegue contato com a prefeitura e precisamos de um mecanismo que garanta esse atendimento aos nossos requerimentos. E não há motivos para os secretários terem receio de comparecer à Câmara", reagiu Alan Sanches. De imediato o vereador Henrique Carballal (PT) se solidarizou com o presidente e frisou que "o Legislativo precisa mesmo reagir à altura, com altivez, para se firmar como um Poder independente e ser respeitado pela prefeitura".