O candidato pelo Partido Verde (PV), derrotado nas urnas na disputa ao governo da Bahia, Luiz Bassuma declarou nesta terça-feira, 05, que irá apoiar o tucano José Serra no segundo turno das eleições para presidente. A decisão, segundo Bassuma, é pessoal, visto que o seu partido, o mesmo da candidata Marina Silva, terceira colocada no primeiro turno para presidência, com mais de 20 milhões de votos, ainda não declarou a quem dará o seu apoio.
A decisão do candidato foi pautada por convicções pessoais contra a legalização do aborto, bandeira defendida pela adversária de Serra, Dilma Rousseff (PT). Na eleição baiana, Luis Bassuma ficou em quarto lugar, com 253.523 votos (3,95%).
"Exerço a liberdade de expressão e faço aqui uma declaração pessoal, porque minha posição contra o aborto é uma convicção pessoal. Acredito em política pública para a gravidez e planejamento familiar e por isso, desejo que Serra permaneça e me coloco à disposição", declarou Luiz Bassuma em entrevista no jornal Bahia Meio Dia.
O deputado federal Edson Duarte, líder da bancada do Partido Verde na Câmara, juntamente com o presidente estadual do partido na Bahia, Ivanilson Gomes, seguem amanhã (quarta, 6) para Brasília, onde participam de reuniões com a cúpula do PV para discutir a posição a ser adotada pelos verdes em relação ao segundo turno da eleição presidencial.
"Pouco tempo depois da divulgação dos resultados das eleições do dia 3, a senadora Marina Silva me ligou para agradecer o empenho dos verdes baianos na sua campanha e me convidou para participar das discussões nacionais do PV em Brasília sobre o segundo turno", disse Duarte.
Ele disse que o partido ainda não tem posição fechada sobre o assunto e qualquer declaração de apoio ao candidato A ou B (leia-se Dilma ou Serra) é precipitada e não reflete a posição oficial dos verdes. "Queremos debater essas questões em conjunto com as lideranças nacionais do partido e representantes da sociedade civil que se engajaram de corpo e alma na campanha de Marina"
O líder do PV baiano lembrou que a senadora teve um resultado surpreendente em todo o país "e também na Bahia, com destaque para Salvador, onde Marina teve melhor desempenho que José Serra, abocanhando 30% dos votos para a Presidência".
Duarte, que foi candidato a senador da Bahia pelo PV, como forma de fortalecer a legenda no estado, disse que "independente dos resultados, os verdes cresceram em todo o Brasil e saem desta eleição fortalecidos e com um grande capital político para o futuro. Daí a importância de discutirmos democraticamente a posição que iremos adotar neste segundo turno".