Política

BOCA DE URNA ESTÁ SENDO FEITA ABERTAMENTE EM TODA CIDADE DO SALVADOR

veja
| 03/10/2010 às 11:27
Em frente ao Colégio Antonio Vieira ação dos "boqueiros"
Foto: BJÁ
    Mesmo com proibição determinada pela lei eleitoral, a boca de urna acontece em alguns locais de votação de Salvador de forma escancarada, neste domingo, 3. Militantes e "boqueiros" pagos distribuem propaganda de candidatos em frente e dentro da zona eleitoral no corredor da Federaão, Campus da Universidade Católica de Salvador (Ucsal), na Cardeal da Silva, e também no Colégio Pedro Calmon, em Armação. e em toda área do Subúrbio Ferroviário; 


A rua General Braulio Guimarães, onde fica o Colégio Pedro Calmon, está repleta de santinhos espalhados no chão e militantes tentam conquistar os votos dos indecisos. Pessoas contratadas pelos partidos políticos também distribuem santinhos em frentes às seções da Soledade, Lapinha e Barbalho.


A reportagem não localizou fiscais ou policiais militares reprimindo a boca de urna na 4ª Zona, em Paripe. Já em Fazenda Grande II e IV, PMs impedem a propaganda eleitoral nas imediações das zonas de votação. De acordo com policiais da 3ª CIPM, que estavam em frente ao Colégio Cecy Andrade, em Fazenda Grande VI, a orientação é impedir a boca de urna no raio de 100 metros das seções eleitorais. Após essa delimitação, a distribuição de santinhos é permitida.

Já no Beco da Cultura, no Nordeste de Amaralina, militantes fazem boca de urna na frente de policiais militares, que ignoram a irregularidade. Questionado pela reportagem por não reprimir a ação, os policiais alegam que a propaganda acontece no raio de 100 metros dos colégios eleitorais, apesar do fato acontecer a cerca de 10 metros da seção.