Política

TRE SORTEIA QUATRO URNAS QUE SERÃO AUDITADAS NA ELEIÇÃO DE AMANHÃ

veja
| 02/10/2010 às 15:28
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia sorteou, por volta das 9h deste sábado, 2, as quatro urnas que serão auditadas no domingo, 3, após passarem pelo procedimento de votação paralela. Três das urnas de Salvador e uma do interior e integrarão uma amostragem para garantir a credibilidade do pleito e o bom funcionamento dos equipamentos.
 
A votação paralela é uma auditoria de verificação do funcionamento das urnas, uma espécie de simulação da votação oficial, e deverá ser acompanhada por representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e da sociedade civil organizada.


Por volta de 12h deste sábado, também na sede do TRE, ocorrerá a emissão da zerésima do sistema de totalização dos votos,  outro procedimento importante para a garantia da lisura das eleições. A zerésima é o documento que indica que não foi registrado, antes do início do pleito, nenhum voto nas urnas.
 
Além de ser feita na sede do TRE, a emissão do documento será realizada também nas urnas eletrônicas que estarão nas 32.335 seções espalhadas em todo o estado. Só que, nas seções, o procedimento será realizado no domingo, por volta das 7hs, após a inicialização das urnas para o pleito.
 
Em Salvador, o transporte das 4.860 urnas eletrônicas do Centro de Apoio Técnico do TRE-BA para os locais de votação começou a ser realizado na manhã deste sábado.