Política

OPINIÃO DO LEITOR: AUDITOR FISCAL COMENTA DECISÃO STF SOBRE ELEIÇÕES

veja
| 01/10/2010 às 14:28
Mensagem:

Brasas para a sardinha de quem? Somos um país com quase duzentos milhões de habitantes. Um país belo, para não dizer encantador, com nuvens brancas, céu azul, florestas verdejantes e mar de águas verdes em toda a orla marítima. Esse quase continente que encanta e deslumbra a todos, com um povo trabalhador e ordeiro, com regime democrático, mas com uma desigualdade social das maiores e que precisa, mesmo aos poucos, ser corrigida... Mas, por outro lado, vamos aos fatos das eleições em todo país: acompanhamos a toda hora o movimento das eleições do próximo dia 3 de outubro.

Cada candidato dá em ligeiras palavras, o seu recado: o que tem para oferecer em benefício de uma sociedade sempre em luta por dias melhores. Dizem que a voz do povo é a voz de Deus. O povo, na realidade, observa os candidatos a cargos eletivos, todos sorridentes, alegres, simpáticos, simples, sem paletós e gravatas, como se estivessem em uma festa com verdadeiros amigos... Não sou contra a alegria. Acho que tudo na vida deve ser feito com alegria, com disposição, mas tem que ser uma alegria verdadeira e nunca forçada ou somente para se tirar uma foto. O viver já é motivo para nos sentirmos alegres.

Enfim, sem compreender tantas alegrias dos políticos, principalmente antes das eleições, vou sugerir aqui que elas sejam para terem o direito de bem servir ao povo brasileiro em cada localidade e nunca para tirarem proveitos em benefícios próprios. (Mas isso não acontece aqui no Brasil, deve ser em algum lugar na África. Quem sabe na China!)... Parece que foi lá que inventaram a roda e a pólvora... Acabei de assistir ao Jornal Nacional, no qual, na minha ótica, o povo (principalmente o mais humilde recebeu a uma grande notícia: não é preciso dois documentos para o eleitor votar, basta UM COM FOTO).

Vamos votar com a carteira de identidade ou como muitos a conhecem, como RG. Parece que estão reinventando a Pólvora ou a Roda... Por decisão de alguns sábios do Supremo Tribunal Federal do País, no futuro, o título de eleitor será abolido ou vetado!... A troca deve-se ao fato de o título não ter foto. E o pior é que só descobriram que o título deveria ter foto, agora, em cima da hora!?.. Em seu lugar será exigida a tal carteira de identidade. (Eu até pensei cá com os meus botões em que país estamos? ). Num país em que o povo brasileiro é obrigado a engolir esse Sapo Cururu? E o que mais chama a atenção: mudar as regras do jogo eleitoral (que só pode ser um jogo, já que vai virar regra), faltando apenas poucos dias para as eleições. Pasmo, eu fico a me perguntar: como ficam os nossos estudantes, os nossos filhos e o povo em geral com a mudança do hábito de voltar?

Ora, Que o povo mais pobre que vive principalmente nas zonas urbanas e nas periferias das grandes cidades, muitos não têm RG ou outro documento com foto. ... Ah! Tudo se fundamenta no seguinte: menos de cinco pontos na pesquisa pode jogar as eleição para o segundo turno.... E o segundo turno poderá ter outra virada de mesa.

O que vocês acham dessa medida de última hora, principalmente se temos experiência eleitoral até para ensinar aos americanos? Quem é o candidato que representa os mais necessitados ou o povão, como se fala em bom português?... Será que um eleitor da classe A não tem carteira de identidade ou um documento com foto?... E onde estão os cinco pontos percentuais de pesquisa ou algo equivalente?... Nas roças, nas zonas rurais e nas periferias!.. Fui claro ou estou enrolando? A quem interessa votar com documento com foto? Vamos anular as eleições passadas porque eram na base de um título sem foto? Como eleitor e como cidadão, acho que as mudanças nas regras eleitorais têm que ser, no mínimo, com anos de antecedência. (muito antes de se fazer qualquer pesquisa eleitoral). Ganhar jogo com o juiz marcando um pênalti no final do jogo, não dá! (José Arnaldo Brito Moitinho, auditor fiscal do estado,