Vide
Edson Valadares é coordenador do Programa de Governo da Coligação Pra Bahia Seguir em Frente
Foto:
"O deputado Aleluia, mais uma vez, demonstra confusão na análise das pesquisas. A PNAD 2009 revela que a Bahia foi o estado onde a queda do analfabetismo foi a mais acentuada (-8,7%), bem acima da redução ocorrida no Brasil (-3,8%) e no Nordeste (-6,2%). Os dados indicam, também, que o analfabetismo no estado caiu em todas as faixas etárias.
A PNAD é uma pesquisa que indica tendências e os números apontam que a política de alfabetização do atual governo é acertada e precisa prosseguir para corrigir os erros dos governos passados, que abandonaram milhões de pessoas na escuridão sem acesso ao conhecimento. Este fato é comprovado quando se observa que 95% dos analfabetos da Bahia estão acima de 25 anos de idade e que 30% destes estão acima de 40 anos.
Os dados foram coletados em 76 municípios e o TOPA está implantado em 416 cidades. Foram entrevistados pouco mais de 20 mil domicílios num universo superior a 4 milhões de residências. Outro aspecto metodológico que precisa ser levado em consideração é o de que a pesquisa encerrou suas entrevistas de campo no dia 26 de setembro de 2009, não captando, desta forma, as alfabetizações ocorridas nos meses subsequentes, período em que maioria dos alunos do TOPA foram certificados.
O deputado demonstra desconhecimento sobre o assunto e fica fazendo futricas na tentativa desesperada de tentar ganhar uns votinhos, mas não passará pelo teste das urnas em outubro próximo".