"Um dos símbolos culturais da Bahia, a capoeira merece ser festejada e valorizada no estado onde nasceu", afirmou o candidato ao governo do estado pela coligação "A Bahia Merece Mais" (DEM/PSDB), Paulo Souto, no início da tarde deste domingo (29/08) ao participar da caminhada da Festa da Capoeira. Ao lado do postulante ao Senado Federal, José Carlos Aleluia, Souto acompanhou mestres e capoeiristas do Largo do Pelourinho ao Forte do Santo Antônio Além do Carmo.
Responsável pela recuperação do Forte, Paulo Souto disse que pretende, no caso de eleito, criar um setor dedicado à pesquisa sobre a capoeira, fortalecendo ainda mais a atividade no local. "O interesse pela capoeira é crescente no mundo todo e o berço desta arte, a Bahia, tem a responsabilidade de preservar a sua história e cultura". O candidato democrata assumiu ainda o compromisso de atender a reivindicação de mestres e capoeiristas de incluir a prática da capoeira no currículo das escolas públicas estaduais.
Segundo o mestre Camisa Roxa, um dos organizadores do evento, é a primeira vez que a Festa da Capoeira acontece na Bahia. "Estamos plantando uma semente este ano, porque nosso objetivo é que a Festa da Capoeira seja incluída no calendário de festas da Bahia", disse o mestre capoeirista, avisando que está em busca de parcerias, mas até agora não recebeu apoio de nenhum órgão do governo estadual.