Política

MÁRCIO POCHMANN E EMIR SADER PARTICIPAM DE SEMINÁRIO DA SEDES

Vide
| 26/08/2010 às 19:47
Dois grandes pensadores políticos brasileiros da atualidade estarão em Salvador neste fim de semana. A convite da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Márcio Pochmann e Emir Sader vem participar, do seminário Políticas Públicas Sociais Para o Desenvolvimento da Bahia, que acontece nos dias 27 e 28 (sexta e sábado), no auditório do Marazul Hotel (Avenida Sete de Setembro, Porto da Barra).
 
Promovido pela Sedes, em parceria com a sociedade civil e articulação municipal, estadual e federal, o evento pretende debater os novos paradigmas da política social. Para a abertura estão previstas as presenças da ministra Márcia Lopes, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), do Governador da Bahia, Jaques Wagner, secretários de Estado, os reitores da UFBA e UNEB, e representantes da sociedade civil.
 
O seminário está aberto à participação da sociedade civil, até esgotar a capacidade do auditório
 
Conferência
 
A conferência de abertura, às 9h desta sexta-feira (27) que discorrerá sobre o tema central do evento, será feita pelo economista Márcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o cientista político Emir Sader. Eles traçarão um panorama geral sobre as políticas públicas sociais dos governos Federal e Estadual, a importância de cada uma delas, e o impacto trazido para o crescimento do Brasil e da Bahia.
 
Márcio Pochmann formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em Ciências Políticas e em Relações do Trabalho. É mestre e doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor da Unicamp desde 1995, é professor livre-docente licenciado na área de Economia Social e do Trabalho e também pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp desde 1989
 
Foi secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da cidade de São Paulo entre 2001 e 2004, durante a gestão de Marta Suplicy e desde 2007 é presidente do Ipea. Foi também consultor do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e organismos multilaterais das Nações Unidas, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
 
Entre o Passado e o Futuro
 
Outro ponto alto do evento será o lançamento do livro Brasil: Entre o Passado e o Futuro, organizado por Emir Sader e Marco Aurélio Garcia. O livro reúne ensaios de pensadores da cena política e intelectual brasileira, que buscam assimilar e analisar as intensas transformações ocorridas nos últimos sete anos. Uma co-edição da Boitempo e da Editora da Fundação Perseu Abramo, a obra inclui reflexões sobre o Brasil da primeira década do novo século, revelando o caminho de um país que era dos mais injustos do mundo, a outro menos desigual, que se projeta como a quinta economia do planeta. O lançamento está marcado para as 20h desta sexta-feira (28/08).
 
Emir Sader é um dos principais pensadores da política no Brasil. Professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), fez mestrado em Filosofia Política e doutorado em Ciência Política, foi professor de política na Universidade de Campinas (Unicamp) e coordenador do Laboratório Políticas Públicas, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Autor de vários livros e artigos, atualmente é articulista político do Site da Agência Carta Maior e secretário executivo do CLACSO - Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais.