Política

GEDDEL FAZ COMÍCIO EM ITATIM E FALA QUE ESTÁ CHEGANDO HORA DA VIRADA

veja
| 20/08/2010 às 14:59
César Borges fala durate comício do PMDB em Itatim
Foto:
Uma carreata com carros, motos e até caminhões marcou a visita do candidato ao governo pela coligação A Bahia Tem Pressa, Geddel Vieira Lima, e dos integrantes da chapa majoritária, César Borges (PR), Edvaldo Brito (PTB), concorrentes ao Senado, e o vice-governador Edmundo Pereira, na noite deontem, em Itatim, a 220 Km de Salvador. O ex-prefeito de Santo Estevão, Edvaldo Freitas, filiado ao PT, declarou seu apoio ao candidato peemedebista: "Eu apóio Geddel, porque acredito no programa de governo dele. Acredito que a Bahia precisa dessa mudança. O projeto de Geddel é bem melhor que o de Wagner".


Depois de passarem pelas principais ruas da cidade, a comitiva seguiu para o comício na Praça do Comércio, onde, mesmo debaixo de chuva, a parte da população ouviu os discursos e participar da inauguração do comitê da coligação no município.

Para Geddel, a presença de tanta gente na praça mostra o desejo de mudança da população por uma Bahia melhor: "Sinto cada vez mais que está chegando o grande momento da virada. Tenho certeza de que vamos ganhar essa eleição. Quando vejo uma reação como essa, encontro a resposta de por que escolhi ser candidato a governador, é por vocês, pela Bahia!".


O peemedebista ressaltou que o Estado não pode continuar sendo tão maltratado: "Que segurança têm os homens e mulheres de Itatim para ir a uma agência bancária? Eu me recuso a aceitar o conformismo. O governo pode sim melhorar a segurança na Bahia".

Lembrou ainda da crise na área de saúde que assola o interior e a capital: "Havia hospital qualificado em Castro Alves, mas acabou. As pessoas têm que ir para Santo Antonio de Jesus. É bonito, mas por dentro é oco. Querem remédios e atendimento qualificado quando precisam e não têm".


A ex-candidata a prefeita e forte liderança política no município, Ivânia Correia de Almeida Oliveira (PMDB), interpretou a grande quantidade de pessoas na praça como uma forma de agradecimento pelo trabalho do ex-ministro da Integração Nacional na cidade. "Geddel não vai ser ingrato como o atual governo fez com os itatienses".


O senador e candidato à reeleição César Borges (PR), ao ver a praça central abarrotada de pessoas, se questionou sobre o motivo: "É por que a Bahia está insatisfeita com o governo que aí está? Ontem, a casa lotérica da cidade foi assaltada e todas as cidades podem ter assaltos e assassinatos a qualquer momento. É por isso que a multidão quer ver uma Bahia melhor, quer ver Geddel no governo".

MULHERES

O professor Edvaldo Brito (PTB), candidato ao senado, fez um apelo às mulheres presentes, ressaltando a importância do programa de educação de Geddel. "Espero que as mães daqui prometam levar seus filhos para a escola para que eles contribuam com o desenvolvimento do Brasil. Minha mãe, que era incapaz de escrever o seu próprio nome, me levava pela mão todos os dias à escola".

Para o deputado estadual e candidato à Câmara Federal, Arthur Maia (PMDB), o PMDB tem em Itatim sua marca registrada pelo grande esforço de Geddel. "Foram ações na energia elétrica, água e, o mais importante, a força para que fosse feita a licitação para obras da estrada Itatim-Castro Alves". A rodovia, com 35 km de extensão, foi construída ao custo de R$ 35 milhões.

Outra iniciativa do ex-ministro do governo Lula destacada no comício foi ter viabilizado a chegada de seis caminhões-pipa do Exército, através do Ministério da Integração Nacional.

Mesmo após quatro anos do atual governo, o município ainda não tem estação rodoviária e hospital (o atendimento básico é feito na Maternidade Maria Eunice Dutra Soares). Para exames mais complexos e internamentos, é preciso ir para Castro Alves, Santo Antonio de Jesus e Feira de Santana.

Estiveram presentes ao evento os prefeitos de Iaçu, Adelson Oliveira, de Conceição do Almeida, Adailton Sobral, de Antonio Cardoso, Maria Angélica Carvalho, de São Miguel das Matas, Manoel Alves Bonfim, e de Ipecaetá, Ailton Silva; o presidente do PMDB de Itatim, Josafá de Andrade Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores de Itatim, Nilson Moura, o vice-prefeito e o ex-prefeito de Itatim, Nixon Duarte Muniz e Erisvaldo Marques da Silva.