Política

GURPO IZAQUE PINHEIRO DE SÃO DOMINGOS APOIA TOM E FÁBIO SOUTO

VEJA COM INFORMAÇÕES DO CALILA NOTICIAS
| 12/08/2010 às 07:22

A cidade de São Domingos teve na noite de terça-feira (10) sua primeira mobilização política, promovida pelo prefeito Izaque Rios da Costa Júnior (DEM), para apresentar seus candidatos a deputado estadual, Wellington Passos de Araújo, conhecido por Tom Araújo e federal, Fábio Souto.
Apesar da estrutura montada para a reunião, na área externa da residência do prefeito, onde deveriam comparecer apenas as lideranças das comunidades rurais, os vereadores da base aliada e a equipe de governo, o espaço ficou pequeno para quantidade de pessoas.

Candidatos chegaram atrasados - Conforme o convite, a reunião deveria começar ás 20h e teve inicio ás 21h, sem a presença dos candidatos, contando apenas com o deputado Emério Resedá (PDT), quer foi ao evento para comunicar que não seria candidato a reeleição e que estava indicando e apoiando seu genro Tom.


Os primeiros a usarem da palavra foram os ex-vereadores Antonio Lopes Mota (PMDB), conhecido por Antonio do Ouro e Antonio de Souza (PT), também conhecido na comunidade por Toinho de Lavinha. "Volto para minha casa", afirmou Toinho.

Ele exerceu seu último mandato no período de 2000/2004. Na eleição de 2004, foi candidato pelo PP, que fazia parte da Coligação Izaque Pinheiro, quando obteve 213 votos e por desentendimento político filiou-se ao PT e disputou a eleição de 2008, obtendo 126 votos e na reunião de terça-feira, declarou seu retorno ao grupo liderado pelo prefeito Izaque Pinheiro.

 
Antonio do Ouro (foto), que em 2004 elegeu-se pelo antigo PL, hoje PR, com 510 votos e segundo ele foi derrotado em 2008, quando disputou a eleição pelo PMDB e obteve 206 votos, por causa da defesa que fez do atual prefeito Izaque Júnior e os líderes da oposição "atacaram" seus principais redutos pedindo que não votassem nele, pois iria mudar de partido.
 
"Eu não sou estranho desta casa, pois votei em Júnior em 2008 e minha intriga com grupo falido (referindo-se ao PMDB), foi porque defendi por justiça o prefeito Izaque Júnior", falou Antonio do Ouro.

Ainda segundo Antonio, ele, foi quem contribuiu para o retorno de Antonio de Lavinha ao grupo de Izaque. Finalizando, disse que a frente de votos de Tom, em relação aos candidatos do grupo opositor será superior a mil e garantiu que será eternamente integrante do grupo liderado por Izaque Júnior.

Vereadores presentes - Os vereadores Edinoaldo Ferreira Lopes (PP), conhecido por Nadinho Ferreira, que disse aos presentes que a campanha começou vitoriosa, Edroaldo Motas Dias (DEM), que garantiu apoio a Tom e Fábio Souto, afirmando que até aquele momento não tinha candidatos para a eleição de outubro, o vereador Antonio José Rios Nery, (PP), que garantiu fidelidade ao prefeito Izaque Júnior, apoiando seus candidatos e a vereadora Givalda Vieira dos Santos Araujo (DEM), que destacou as ações na área de saúde realizadas na gestão atual, estiveram presentes e manifestaram seus apoios aos candidatos apresentados pelo prefeito.

Reivindicações - O vereador Antonio José Rios Nery, pediu empenho do Deputado Emério Resedá para não deixar acontecer à junção do fórum da comarca local com a da cidade vizinha de Valente, conforme existe fortes indícios neste sentido.

A irmã do prefeito e assessora parlamentar do gabinete do Deputado Emério Resedá, falou da necessidade de instalação de fábricas no município, pois existe um êxodo muito grande de pessoas naturais de São Domingos que viajam constantemente para trabalhar nos canaviais de São Paulo e Mato Grosso.

Chegada dos candidatos - O primeiro a chegar foi Tom, que estava acompanhado do seu pai, ex-prefeito Hamilton Rios e do prefeito de Conceição do Coité, Renato Souza (PP). Ele chegou ás 21h20 e ouviu o pronunciamento do empresário Carlos Pinheiro, que deu testemunho do esforço do deputado Emério Resedá para conseguir benefícios que contribuíram com o crescimento do município.

O prefeito de Coité, Renato Souza, garantiu que conhece bem o candidato Tom, que quem já foi secretário da agricultura e disse acreditar na sua capacidade de representar bem a região sisaleira.

Fábio Souto chegou ás 21h40 e durante seu pronunciamento, disse que tem a representação do município deste a primeira gestão de Izaque Júnior e falou que é fácil trabalhar com o município, pois esta adimplente e tem todas as certidões necessárias para firmar convênios e facilitar a liberação dos recursos das emendas apresentadas.

Souto destacou a importância de Tom para região e afirmou que o Deputado Emério Resedá, que esta deixando o mandato, é uma referencia para região.

Tom disse ao CN que ficou surpreendido com a dimensão da reunião e que seu principal objetivo em sair candidato é o desejo de trabalhar para transformar a vida das pessoas que mais precisam. ?Quero ser um servidor público para trabalhar pelas pessoas?, afirmou Tom.

História de Emério Resedá em São Domingos - Segundo o ex-prefeito de Conceição do Coité, Hamilton Rios de Araújo, ele foi quem indicou ao falecido prefeito Izaque Pinheiro a candidatura de Emério ha 20 anos atrás e garantiu que está satisfeito pelo ato e que o parlamentar correspondeu a sua expectativa. Ele lembrou também que fez "as pazes? em Pinheiro e o governador da época, Antonio Carlos Magalhães.

Emério Resedá, disse que não estava deixando a vida pública, pois irira continuar servindo as comunidades e falou da história de Tom, garantindo que o mesmo iria lhe substituir "a altura".

Prefeito avalia a reunião - Para o prefeito Izaque Júnior, a reunião foi muito proveitosa, principalmente por se tratar de uma terça-feira à noite e tendo superado o numero de participantes. Ele agradeceu as adesões de Toinho de Lavinha, Antonio do Ouro e a presença dos empresários e comerciantes do município.

O prefeito citou algumas obras que serão realizadas, a exemplo das praças da Juventude, da Matriz, a segunda etapa da Izaque Pinheiro e os calçamentos das ruas dos bairros da Russia e Populares, emenda de autoria do deputado Fábio Souto. Destacou também a amizade que lhe uni a Tom.

Sobre o apoio ao ex-governador Paulo Souto, Izaque Pinheiro disse que mais vale uma oposição séria que um "monte" de promessas.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Rafael Rios