A cidade de Amargosa fará neste domingo (8) a Parada do Orgulho Gay oficial do Município a partir das 14h na Avenida Jequitibá, o mesmo lugar que recebe o tradicional Forró do Bosque durante o São João. O evento, que deverá reunir cerca milhares de pessoas de pelo menos mais 12 municípios do entorno, além da própria Amargosa, terá como padrinho o ex-secretário estadual de Meio Ambiente Juliano Matos.
Segundo o organizador do evento, Carlos Cabral Jr., a expectativa de sucesso de público é grande para a Parada Gay. "Só da cidade de Mucuri já temos confirmados nove ônibus com pessoas que vêm só para participar do evento. Estamos muito animados e sabemos que o evento será histórico", acredita. Lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros de cidades como Ubaíra, Alagoinhas e Laje já garantiram presença na festa.
Segundo Juliano Matos, apoiar a Parada Gay de Amargosa é uma ocasião para mostrar à sociedade que é preciso conviver com a diversidade e debater sobre o tema para que seja possível alcançar um futuro de maior tolerância entre as pessoas. "Um evento assim é uma das grandes manifestações de diversidade que podemos acompanhar. Uma chance de dialogar com a sociedade sobre a diferença de gêneros para que possamos construir uma reflexão maior de maneira espontânea", analisou o ambientalista.
A concentração da Parada Gay acontecerá às 14h em volta do trio elétrico contratado pela organização para animar o evento. Haverá uma palestra geral sobre a definição da homofobia e as formas de evitar a agressão e saber quando há a discriminação e como combatê-la. Logo depois, o padrinho Juliano Matos discursará para o público acompanhado do prefeito do Município, Valmir Sampaio. E então terá início ao show com a banda Sombra Sonora, que tocará os clássicos da carreira de Raul Seixas, o maior roqueiro da história da Bahia.
A organização da Parada Gay de Amargosa também conta com o apoio da ONG Germen, a organização ambientalista mais antiga da Bahia.