Política

SOUTO APOSTA NA AMPLIAÇÃO ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE NA BAHIA

veja
| 05/08/2010 às 19:37
Ex-governador Paulo Souto em caminhada na cidade de Simões Filho
Foto: Cooperphoto

O candidato ao governo do estado pela coligação "A Bahia Merece Mais" (DEM/PSDB), Paulo Souto, apresentou a sua proposta de Educação para o Trabalho, durante encontro com empresários do setor supermercadista, na tarde desta quinta-feira (05), na sede da Associação Baiana de Supermercados (Abase). Após o evento, Souto fez caminhada em Simões Filho. À noite, ele participa de inaugurações de comitês em Pojuca e Mata de São João.

Ao falar de seu compromisso com a restauração dos serviços públicos essenciais na Abase, Souto ressaltou a necessidade de se ampliar a oferta de ensino técnico-profissionalizante de nível médio no estado.

"Precisamos oferecer oportunidades de profissionalização para que o jovem não seja tentado pelo crime organizado. Vamos criar cursos profissionalizantes de acordo com as vocações e perspectivas das diversas regiões do estado, a fim de aumentar a empregabilidade dos nossos jovens", afirmou.


Para Souto, o ensino médio precisa experimentar uma diversificação curricular para atender as demandas regionais. "Os novos cursos devem preparar os alunos para um ofício. É isso o que chamo de educação para o trabalho: capacitar o estudante para uma atividade profissional. Muitos jovens sentem a necessidade de logo trabalhar ao concluir o nível médio".


A proposta do candidato democrata é ampliar a oferta de cursos médios técnicos, por meio de instituições próprias e de parcerias com o Sistema S e outras entidades. "Pretendemos desenvolver currículos que permitam a oferta de ensino médio diversificado, consistentes com a experiência pedagógica e com as características e demandas da cultura e da economia baiana e regional", explicou Souto, que ainda na tarde desta quinta-feira, fez caminhada em Simões Filho, participando, pela noite, de  inaugurações de comitês em Pojuca e Mata de São João.