Política

WAGNER PARTICIPA DE CARREATA EM PASSÉ E PROMETE EMPREGOS LOCAIS

veja
| 03/08/2010 às 21:05
Jaques Wagner, Tania Portugal e Otto Alencar durante a carreata
Foto: DIV

Ao final da carreata, nesta terça-feira (3), em São Sebastião do Passé, o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner, comprometeu-se com a prefeita Tania Portugal e os deputados federais Alice Portugal e Nelson Pelegrino, que o acompanharam, em levar mais empresas para região e movimentar a economia local com geração de empregos.


Wagner também comentou a ausência de uma citação específica da Bahia no plano de governo dos candidatos à Presidência da República: "Acho essa uma abordagem muito simplista porque não é citado nenhum outro estado", afirmou.


Como exemplo da parceria desenvolvida com o governo federal, ele citou as obras que estão em andamento e outras projetadas na Bahia como a Ferrovia Oeste-Leste, o Porto Sul em Ilhéus e a construção e recuperação de estradas, entre outras.


Da chapa majoritária, acompanhou o governador, o candidato vice, Otto Alencar. Os postulantes ao Senado,  Walter Pinheiro e Lídice da Mata, encontram-se em Brasília participando de votação de projetos na Câmara Federal.

ECONOMIA


O Boletim Regional do Banco Central, divulgado nesta terça-feira (3), revela que a Bahia está na liderança da expansão econômica do Nordeste, com um crescimento no primeiro trimestre de 9,5% do Produto Interno Bruto (PIB), que é soma de todos os bens e serviços produzidos no período. O crescimento do PIB baiano foi superior seis décimos percentuais do PIB do Ceará (8,9%) e quase dois pontos percentuais acima do de Pernambuco (7,8%).

De acordo com o relatório do BC, a economia nordestina "seguiu a tendência observada em nível nacional apresentando expansão vigorosa, comparativamente ao mesmo período do ano anterior". Nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste houve redução no ritmo de crescimento, e no Norte há continuidade de recuperação.


"A evolução dos principais indicadores da atividade econômica sinalizou a continuidade desse desempenho no trimestre encerrado em maio", informa o relatório. De acordo com a Agência Brasil, o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-NE), calculado pelo BC, apresentou expansão de 3,3%. No trimestre encerrado em fevereiro, em relação ao finalizado em novembro, o crescimento havia sido de 2,2%.